MEC descarta cancelamento do Enem depois do vazamento de imagens

O Ministro da Educação, Camilo Santana, descartou, em uma declaração nesta segunda-feira (6), a possibilidade de cancelar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023, após a divulgação de imagens da prova no domingo (5), o primeiro dia de aplicação. Ele afirmou categoricamente que o cancelamento não está em consideração quando questionado sobre a questão.

Camilo Santana prestou essas declarações durante uma coletiva de imprensa realizada no Palácio do Planalto, após uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele esclareceu que a Polícia Federal (PF) está conduzindo uma investigação sobre o vazamento das imagens da prova, que circularam nas redes sociais e grupos de WhatsApp.

Leia também: MEC Autoriza Reaplicação Do Enem Para Estudantes Afetados Pelas Chuvas

Ele disse: “Ontem, tivemos duas diligências da Polícia Federal em relação às imagens circuladas, uma em Pernambuco e outra aqui no Distrito Federal. Portanto, a Polícia Federal continua apurando e fazendo as investigações necessárias para identificar qualquer tipo de ilícito.”

O ministro destacou que, apesar das “ocorrências pontuais”, o balanço da primeira etapa de provas do Enem 2023 foi positivo. No primeiro dia de provas, 4.293 candidatos foram eliminados devido a violações das regras, como porte de equipamento eletrônico, saída da sala antes do horário permitido (15h30), uso de materiais não autorizados e desobediência às orientações dos fiscais, todas essas infrações estão previstas no edital.

Leia também: Veja Como É Feita A Correção Das Provas E Das Redações Do Enem

Os estudantes realizaram as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, além da redação no primeiro dia. No próximo domingo (12), serão aplicadas as questões de ciências da natureza e matemática.

O resultado do Enem é fundamental para a admissão em universidades públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e para a concessão de bolsas em instituições privadas pelo Programa Universidade Para Todos (Prouni). Além disso, o exame é um critério de acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), um programa do Ministério da Educação que oferece financiamento para mensalidades em instituições de ensino privadas.

Leonardo Grandchamp

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

3 dias ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

3 dias ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

3 dias ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

3 dias ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

3 dias ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

3 dias ago