O MEC (Ministério da Educação) divulgou, nesta segunda-feira (7), o resultado da primeira chamada para bolsas de estudo do Prouni (Programa Universidade para Todos) referente ao segundo semestre de 2025.
O programa oferece bolsas de estudo integrais e parciais para estudantes de baixa renda, com o objetivo de ampliar o acesso ao ensino superior. As bolsas são destinadas a cursos de graduação em instituições privadas de educação superior.
De acordo com o MEC, atualmente o Prouni beneficia 632.503 estudantes de todo o país, que estão matriculados em 1.851 instituições particulares de ensino superior. Desse total de beneficiados, 533.790 alunos estudam com bolsa integral.
Para acessar o resultado da primeira chamada do Prouni, o candidato deve acessar a página do portal único de acesso ao ensino superior, no site oficial do MEC. Ao realizar o login na página, o participante consegue visualizar o resultado do processo.
Leia também:
Além dessa opção, o participante também pode acessar a lista do resultado da primeira chamada na página “lista de pré-selecionados”, também localizado na página do portal único de acesso ao ensino superior, no site oficial do MEC.
Na página “lista de pré-selecionados”, o participante deve digitar o nome da IES (Instituição de Ensino Superior) em que se inscreveu no campo correspondente. Logo após, o estudante deve indicar a unidade da faculdade escolhida no campo “local de oferta”, além de selecionar o curso e o turno escolhidos.
No campo “tipo de bolsa”, o candidato deve selecionar se a bolsa escolhida é integral ou parcial. Em seguida, no campo “tipo de modalidade”, o participante deve selecionar se a inscrição foi feita a partir da modalidade de ampla concorrência ou por meio de cotas – seja direcionadas para pessoas com deficiência e para participantes autodeclarados indígenas, pardos ou pretos.
Depois da confirmação do resultado, o candidato selecionado deve comparecer à instituição de ensino até o dia 18 de julho e apresentar os documentos que comprovem as informações preenchidas no momento da inscrição. Após a verificação, o estudante poderá realizar a matrícula seguindo as regras da universidade escolhida.
Participe do Portal Nacional da Reforma Tributária: Acesse em
Nesta edição do 2° semestre, estão sendo ofertadas mais de 211 mil bolsas no processo seletivo, sendo mais de 118 mil integrais e mais de 93 mil parciais. As bolsas são para mais de 370 cursos de 887 instituições privadas de ensino superior de todo o Brasil.
Entre os cursos com maior número de bolsas nesta edição, administração ocupa o primeiro lugar, com 13.774 vagas, sendo que 9.275 são integrais e 4.499 parciais.
Na sequência aparece o curso de direito, totalizando 13.152 bolsas, com 4.277 integrais e 8.875 parciais. E, na terceira colocação está o curso de pedagogia, com 11.339 bolsas – das quais 4.277 vagas são integrais e 8.875 parciais.
Curso de Recuperação do Simples Nacional. Aprenda a recuperar o PIS e Cofins de 60 meses em até 3 dias!
Acesse: https://www.esimplesauditoria.com/curso-de-recuperacao-do-simples-nacional
Curso de Recuperação do Simples Nacional
Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…
A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…
Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão
O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…
Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…