MEI com nome sujo consegue fazer empréstimo?

Conseguir um empréstimo como Microempreendedor Individual (MEI) é o objetivo de milhões de profissionais que possuem o nome sujo, mas é preciso entender como funciona a concessão de crédito para essa classe.

Conseguir crédito quando se está negativado é praticamente impossível, mas quando um empreendedor está precisando de dinheiro para investir no seu próprio negócio, assistir todas as portas se fechando pode ser desesperador.

Existem pontos a serem analisados pelo Microempreendedor, para entender como conseguir crédito e se realmente é possível conseguir estando negativado.

Crédito facilitado

Quando o Microempreendedor está regular, já tem mais de uma ano de funcionamento e possui um faturamento estável, existem diversas de linhas de crédito com juros baixos disponíveis, que podem ser acessadas com facilidade.

Assim como no empréstimo pessoa para pessoa física, quando uma instituição financeira empresta dinheiro para um negócio, ela analisa todo o histórico de pagamentos e o faturamento da sua empresa.

Parte dos benefícios são os juros baixos, é possível encontrar créditos de 1,95% ao mês, podendo encontrar taxas de 1,09% A.M.  No caso de linhas de crédito com garantia. Ou seja, os juros para o MEI são bem abaixo dos empréstimos de pessoa física.

MEI com nome sujo consegue fazer empréstimo?

A resposta é sim, porém pode ser difícil em algumas instituições. Mesmo que o seu CNPJ e CPF sejam seja número diferentes, no caso do Microempreendedor, a pessoa física ainda é muito associada à jurídica e ter o nome sujo pode dificultar seu acesso a empréstimos.

Como o Microempreendedor possui o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), mas não possui personalidade jurídica, as dívidas da pessoa física e do MEI podem se confundir. Um exemplo disso é que o empreendedor pode utilizar sua conta pessoa física como profissional sem problemas (mas sem benefícios também).

Portanto, com um faturamento estável e com uma empresa funcionando há bastante tempo, mesmo com o nome sujo, existem instituições financeiras que vão te conceder empréstimos, mas pode ser mais difícil de encontrar. 

Alternativas

Se você tem o nome sujo e seu Microempreendedor Individual não consegue ter acesso a crédito, existem algumas alternativas para que você consiga crédito para investir no seu negócio:

  • Empréstimo do FGTS (saque-aniversário): Se você for CLT, os juros são baixo e se você antecipar as parcelas os juros ficam menores e o seu sal é liberado
  • Empréstimo com garantia de veículo ou imóvel;
  • Crédito MEI oferecido por instituições públicas como a Caixa Econômica Federal e o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), se cumprir os requisitos.

Atenção: Reduza em 90% a possibilidade de sua MEI QUEBRAR
Conheça o MEI360 – Clicando Aqui!

Wanessa

Recent Posts

RAT: Empresas e Receita Federal se enfrentam por cobrança de adicional de aposentadoria especial

A contribuição varia de 6% a 12% sobre a remuneração de trabalhadores expostos a agentes…

25 minutos ago

Contabilidade de uma empresa: por onde começar?

Dicas básicas de como iniciar seu negócio de forma assertiva

1 hora ago

Receita adia exigência do preenchimento de IBS/CBS para janeiro de 2026

O adiamento significa que notas fiscais emitidas a partir de janeiro de 2026 não serão…

2 horas ago

BC lança função que bloqueia abertura de contas sem autorização; veja como ativar

Na última segunda-feira (1) o Banco Central lançou o BC Protege+, serviço gratuito que permite…

2 horas ago

Golpes usam nome e CPF do contribuinte para simular cobranças da Receita

Mensagens exigindo pressa e prazos de minutos são sinal de golpe: a Receita Federal nunca…

3 horas ago

Receita disponibiliza nova versão do Sistema de Procurações Eletrônicas

Sistema foi totalmente remodelado para oferecer mais segurança, controle e transparência

3 horas ago