O Governo Federal anunciou nesta quarta-feira (10) o lançamento do pacote de medidas denominado “MEI em Ação”, focado em facilitar a vida dos Microempreendedores Individuais (MEI) e promover a aproximação com a categoria.
O foco principal das ações é a digitalização e a melhoria do acesso aos serviços públicos essenciais para os quase 17 milhões de empreendedores brasileiros.
A principal novidade do pacote é o lançamento de um novo aplicativo gratuito e totalmente integrado ao login gov.br. O app tem a missão de centralizar os serviços que hoje estão dispersos no Portal do Empreendedor, oferecendo uma experiência unificada e eficiente.
Entre os serviços que estarão disponíveis no novo aplicativo, destacam-se:
Leia também:
O pacote “MEI em Ação” vai além do aplicativo. O Governo busca integrar programas sociais e econômicos, como o Procred 360 (linhas de crédito especiais) e o Contrata+Brasil (contratação de MEIs por órgãos públicos). Além disso, será lançado o Cartão MEI, que promete ser uma solução de crédito e débito sem anuidade para a categoria.
Outro destaque é a implementação de uma assistente virtual de Inteligência Artificial para oferecer orientação e suporte personalizados aos empreendedores, além de:
Com 16,8 milhões de Microempreendedores Individuais — a maioria concentrada no Sudeste (52%) e Nordeste (18%), e com predominância feminina (55%) — o pacote “MEI em Ação” não apenas simplifica a burocracia, mas também tem uma clara leitura política.
A iniciativa representa uma tentativa do governo de se aproximar e reduzir a resistência de um eleitorado composto por pequenos empresários, fundamental para a economia e para a base de apoio social.
Curso de Recuperação do Simples Nacional:
Aprenda a recuperar o PIS e Cofins de 60 meses em até 3 dias!
Acesse: https://www.esimplesauditoria.com/curso-de-recuperacao-do-simples-nacional
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
A confirmação do novo valor veio após a divulgação do Índice Nacional de Preços ao…
Quem é o contador do futuro? Ele é muito mais do que um profissional que…
Norma representa um guia técnico obrigatório que visa conferir maior transparência, justiça e segurança jurídica
A DMED é uma declaração obrigatória para profissionais da saúde e clínicas, fundamental para manter…
Simples Nacional passa a ter novas regras de penalidade para atraso no envio de obrigações.…
Contribuintes devem se programar para quitar impostos e parcelamentos antes do recesso bancário