Destaques
MEI encerrado em 2017 e o imposto de renda 2018
Gostaria de obter informações sobre como o Microempreendedor Individual (MEI) realiza os lançamentos no IR de pessoa física dos ganhos que obteve através de uma pessoa jurídica MEI. Outra dúvida: se encerrei as atividades da empresa em agosto de 2017, devo modificar alguma informação nos lançamentos?
Sobre os rendimentos recebido da MEI, teremos duas hipóteses, são elas: Empresas que possuem escrituração contábil permanente (ainda que dispensadas pelas leis tributárias e civis (para essas empresas, os lucros e dividendos distribuídos aos sócios ou titular serão considerados rendimentos isentos e não tributáveis, para tanto deverá a empresa possuir contabilidade permanente); e empresas que possuem não escrituração contábil e permanente (ainda que dispensadas pelas leis tributárias e civis). Para essas empresas, os lucros e dividendos distribuídos dos titulares serão considerados Rendimentos Isentos e não tributáveis desde que estejam dentro dos limites estabelecidos no artigo 15 da Lei 9.249/1995.
É importante ressalvar que os lucros e dividendos distribuídos superiores aos percentuais estabelecidos 15 da Lei nº 9.249, de 26 de dezembro de 1995, deverão ser relacionados na declaração de imposto de renda pessoa física do titular como rendimento tributável recebido de pessoa jurídica.
Sobre o encerramento das atividades, caso tenha lançado algum investimento a título de capital social na referida empresa em sua declaração de imposto de renda, deverá destacar nessa a data da baixa na ficha de bens e direitos, deixando com valor “zero” no campo “Situação em 31/12/2017”. Com o Globo
-
Contabilidade5 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional5 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Reforma Tributária5 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Simples Nacional2 dias ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Negócios4 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Simples Nacional3 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
Contabilidade4 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
CLT4 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep