MEI: exclusão por limite de faturamento pode acabar!

Um grande problema do Microempreendedor Individual (MEI) tem sido o limite de faturamento, que não passa por atualização há anos e acaba afetando milhões de empreendedores.

O Governo está estudando novas formas para lidar com esse problema, uma possibilidade é estabelecer uma nova cobrança para os profissionais que ultrapassem o limite de faturamento, evitando exclusões desnecessárias.

Um fato é que o limite de faturamento do MEI já devia ter sido atualizado há anos, a falta de atualização acaba criando um problema para o governo e para os empreendedores, que são muitas vezes excluindo da modalidade ultrapassar o limite de faturamento.

A exclusão por ultrapassar o limite de faturamento do MEI pode acabar em alguns casos

A exclusão por faturamento é algo que acaba acontecendo todos os anos com uma grande parcela dos empreendedores, forçando com que esses pequenos negócios acabem tendo que se desenquadrar da modalidade.

O Governo Federal está estudando acabar com a maioria das exclusões por faturamento, estabelecendo uma cobrança proporcional para evitar que os MEIs sejam excluídos por faturamento.

Recentemente, Márcio França, ministro do Empreendedorismo, declarou estar conversando com ministro da Fazenda para estabelecer algumas cobranças que visam limitar o número de exclusões do Microempreendedor Individual. Mas vão existir limites para controlar excessos.

Leia também:

A proposta terá alguns limites

Segundo as declarações recentes do ministro França, a cobrança visa evitar a exclusão de alguns empreendedores, mas também não irá defender empresas que faturam limites absurdos e que deveriam estar enquadradas em outra modalidade de empresa.

Portanto, a finalidade da cobrança é evitar que os Microempreendedores que ultrapassem o limite de faturamento em R$ 5 mil ou R$ 10 mil, evitando injustiças com alguns negócios que eventualmente faturam mais.

França defendeu a atualização do limite do Microempreendedor Individual e do Simples Nacional, algo que, a cada ano, se torna mais necessário. O ideal é atualização dos limites ao invés de uma cobrança adicional.

Matheus Vinicius Ribeiro

Recent Posts

Novo programa da Previdência quer equilibrar finanças de estados e municípios

O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…

2 horas ago

Bolsa Família paga benefícios de outubro entre os dias 20 e 31; confira

Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…

3 horas ago

1ª edição do Fórum Ibracon Jovem reúne especialistas e jovens profissionais para discutir o futuro da auditoria independente

Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido

4 horas ago

BC aponta alta de 0,4% na atividade econômica em agosto

A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…

4 horas ago

Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor

O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…

6 horas ago

Brasil é o segundo país que mais pesquisa por descontos na Black Friday, com 387 mil buscas no Google

O levantamento também revela os 10 produtos que mais despertam o interesse de compra dos…

7 horas ago