MEI: Governo vai facilitar empréstimo para microempreendedor e pode criar 600 mil empregos

Com o objetivo de criar empregos no país, governo deve facilitar crédito para que microempreendedores individuais contratem mais.

Os Microempreendedores Individuais (MEI) são alvo de programa do Ministério da Economia para incentivar contratação de trabalhadores. De acordo com diagnóstico da Secretaria de Políticas Públicas (SPPE), apenas 3% dos microempreendedores possuem funcionários contratados formalmente.

Segundo a secretaria, se esse percentual aumentar para 10%, será possível criar 600 mil empregos no país. Porém, o levantamento não detalha em quanto tempo seria possível criar todos esses empregos. Hoje, o Brasil possui 8,8 milhões de microempreendedores

Facilitar empréstimo para MEI

Para alcançar o objetivo, o governo quer facilitar empréstimos para os microempreendedores. Esse plano passa pela oferta de mais informações sobre os empreendedores para os bancos.

O governo avalia que as instituições financeiras, com um acesso maior aos dados, podem reduzir as taxas de juros. Além de estimular a adesão ao cadastro positivo, os técnicos da equipe econômica estudam outras maneiras de tornar essas informações mais acessíveis às instituições financeiras.

Ademais, a pedido a SPPE, a Caixa Econômica Federal está reestruturando um programa para a oferta de microcrédito. O governo pretende contar com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para oferecer os treinamentos.

Dessa forma, para estimular a contratação, o governo trabalha também na criação de um programa para treinar empreendedores e funcionários. Por meio de mais capacitação e acesso aos financiamentos, o governo prevê que os empreendedores possam expandir os negócios e contratar empregados.

https://www.jornalcontabil.com.br/noticia/mei-conheca-5-ferramentas-gratuitas-e-uteis-para-o-seu-negocio-2/
Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas não é apenas o CEO e Jornalista do Portal Jornal Contábil, mas também possui uma sólida trajetória como principal executivo e consultor de grandes empresas de software no Brasil. Sua experiência no setor de tecnologia, adquirida até 2013, o proporcionou uma visão estratégica sobre as necessidades e desafios das empresas. Ainda em 2010, demonstrou sua expertise em comunicação e negócios ao lançar com sucesso o livro "A Revolução de Marketing para Empresas de Contabilidade", uma obra que se tornou referência para o setor contábil em busca de novas abordagens de marketing e relacionamento com clientes. Sua liderança no Jornal Contábil, portanto, é enriquecida por uma compreensão multifacetada do mundo empresarial, unindo tecnologia, gestão e comunicação estratégica.

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

1 dia ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

2 dias ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

2 dias ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

2 dias ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

2 dias ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

2 dias ago