Destaque
MEI: O que acontece quando empreendedor não paga o DAS?
O Microempreendedor Individual (MEI) possui diversos benefícios e poucas obrigações, basicamente esses empreendedores só precisam pagar mensalmente o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), realizar o controle do faturamento e transmitir a declaração anual.
O DAS, também conhecido como Boleto do MEI, deve ser pago mensalmente até o dia 20 de cada mês. O pagamento em dia desse documento garante que os empreendedores mantenham seus benefícios.
Se você quer entender o que acontece quando o empreendedor fica muito tempo sem realizar o pagamento do DAS-MEI, confira os próximos tópicos e se informe.
A importância do pagamento do Boleto
O pagamento correto dos tributos do Microempreendedor Individual garante que o profissional se mantenha nessa categoria empresarial e possa continuar aproveitando os benefícios previdenciários (aposentadoria, auxílios e pensões) e outras vantagens
Continuar enquadrado como MEI é o principal benefício de manter os tributos em dia, esses empreendedores podem aproveitar uma carga tributária extremamente baixa e usufruir de todos os benefícios de um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).
A compra de veículos com desconto, participação em licitações, contratação de funcionário (apenas 1), emissão de notas fiscais, compra de produtos diretamente das fábricas, essas são algumas das vantagens de um CNPJ.
Leia também:
- Novo programa da Previdência quer equilibrar finanças de estados e municípios
- Bolsa Família paga benefícios de outubro entre os dias 20 e 31; confira
- 1ª edição do Fórum Ibracon Jovem reúne especialistas e jovens profissionais para discutir o futuro da auditoria independente
- BC aponta alta de 0,4% na atividade econômica em agosto
- Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
O que acontece quando alguém atrasa o pagamento do DAS-MEI?
A cada dia de atraso no pagamento, o boleto do Microempreendedor Individual gera uma multa de 0,33%, limitada a 20% do valor total. Além disso, o empreendedor que deixar de pagar DAS-MEI pode perder a condição de segurado do INSS e direito aos seus benefícios previdenciários.
Segundo a Previdência Social, o empreendedor continua na qualidade de segurado do INSS até 12 meses após a última contribuição. Além disso, caso o empreendedor fique 2 anos sem pagar, ele pode ser excluído e perder a condição de Microempreendedor Individual.
Além disso, esses débitos podem ser inscritos em dívida ativa. A Receita Federal envia o débito para a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN), que pode inscrever os débitos em dívida ativa.
-
Contabilidade2 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional2 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Reforma Tributária2 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Contabilidade1 dia ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
Negócios2 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Receita Federal1 dia ago
Receita Federal libera leilão online com produtos abaixo do preço
-
INSS2 dias ago
Direitos do paciente com câncer: como pedir o auxílio-doença do INSS
-
CLT1 dia ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep