Imagem Por fizkes / elements envato / editado por Jornal Contábil
O MEI é o profissional que trabalha por conta própria que enxergou nessa modalidade uma maneira de regularizar o seu negócio e garantir diversos benefícios previdenciários e vantagens financeiras.
Quando o assunto é aposentadoria do MEI, alguns questionamentos podem surgir, como: Todas as modalidades de aposentadoria são asseguradas para esses trabalhadores?
Acompanhe o artigo para entender melhor sobre esse assunto.
Segundo o que foi mencionado, o MEI só conseguirá se aposentar por idade ou incapacidade e terá o benefício no valor de um salário mínimo (R$1.100 em 2021).
É bom esclarecer, que o Microempreendedor Individual contribui com um percentual de 5% sobre o salário-mínimo.
Os Microempreendedores Individuais precisam se encaixar em alguns requisitos para solicitar a aposentadoria, são eles:
A idade mínima da mulher aumenta 6 meses a cada ano, até chegar aos 62 anos de idade em 2023, portanto em 2021 a idade mínima para a mulher se aposentar é 61 anos.
Para ter acesso ao benefício é preciso que o trabalhador se encaixe em alguns critérios, são eles:
Importante: O INSS tem o direito de suspender o benefício, se o trabalhador que está aposentado por invalidez, decidir se tornar um Microempreendedor Individual. Nesse caso, a autarquia entende que a condição de invalidez deixou de existir quando o trabalhador formalizou o seu negócio.
A complementação é feita, através do pagamento da Guia de Previdência Social (GPS), para o Microempreendedor Individual o código é 1910. Nela o trabalhador deve colocar o valor que quer recolher.
Para evitar problemas fiscais, o valor da arrecadação deve ser compatível com o faturamento do MEI.
Quando o trabalhador quer recolher tendo como base, o valor máximo previsto pelo INSS (R$6.433,57, em 2021), basta fazer o cálculo de 20% desse valor e retirar dessa quantia os 5% do salário mínimo que é pago pela GFIP do MEI.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…