O modelo empresarial Microempreendedor Individual (MEI) é benéfico para milhões de pessoas por conta dos diversos benefícios que ele oferece, como a baixa carga tributária e os benefícios previdenciários, mas é preciso saber como gerenciar seu negócio.
Como em todo negócio, existem altos e baixos, saber quando é o momento certo de solicitar um empréstimo pode te ajudar a crescer em algumas situações e a evitar que momentos ruins destruam seu empreendimento.
Planejamento é fundamental quando falamos sobre solicitar crédito, é extremamente importante que você saiba o momento certo de pedir um empréstimo.
Os Microempreendedores Individuais possuem acesso facilitado a empréstimos, com linhas de créditos exclusivas, esse é mais um benefício do modelo. Entretanto, não é todo MEI que é considerado apto a conseguir crédito.
Para ter acesso a um empréstimo (sem oferecer garantia), o empreendedor precisa ter seu CNPJ há mais de 1 ano e um faturamento mensal estável, além disso, ter o nome sujo também pode te atrapalhar.
O empreendedor até pode conseguir um empréstimo estando com o nome sujo, porém, a maioria das instituições financeiras não concede crédito para MEIs que possuam o CPF com restrições. Isso acontece pelo fato do Microempreendedor Individual ser um modelo de empresa diretamente ligado à pessoa física.
Leia também:
Se você precisa de crédito, existem duas situações onde pedir dinheiro emprestado a uma instituição financeira será benéfico: para investir no seu negócio e para realizar o pagamento de dívidas. Entretanto, nas duas situações é preciso ter planejamento.
Pagamento de dívidas: não adianta solicitar crédito para pagar dívidas e não conseguir quitar o empréstimo, isso só vai gerar mais problemas. Neste caso, será preciso realizar um planejamento e buscar formas de aumentar o seu faturamento.
Se você não está conseguindo lidar com as despesas básicas dos seus negócios, analise com seriedade se vale a pena continuar se endividando, não faça as coisas sem pensar.
Investimentos: se o seu negócio está em crescimento e você está enxergando uma oportunidade, seja com equipamentos, divulgação ou outras coisas que realmente vão ajudar a sua empresa a crescer, faça isso! Entretanto, não se esqueça, tenha responsabilidade.
Mais uma vez a palavra planejamento se torna indispensável, veja se as parcelas cabem no orçamento, compare as taxas de juros das instituições financeiras, e, por fim, se você consegue pagar e está dentro do seu orçamento, solicite o empréstimo.
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…