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MEI: quanto custa manter um funcionário em 2022?

Ao abrir o próprio negócio, ser um MEI, muitas vezes o próprio empreendedor consegue ir tocando as coisas sozinho. Contudo, chega um determinado momento que pode haver muito acúmulo de obrigações. É neste momento que é preciso contratar um funcionário para dividir as tarefas.

Neste sentido, é bom lembrar que para ser um Microempreendedor Individual (MEI) é possível admitir apenas um funcionário e maior de 16 anos. Caso contrário, irá infringir as regras e pode ser desenquadrado desta modalidade.  Contudo, quanto será que isso custará?  

É essa dúvida que vamos esclarecer na leitura a seguir. Acompanhe!

Requisitos para ser MEI

Diz a legislação que o MEI pode contratar um funcionário para auxiliá-lo nas suas atividades. Esse funcionário pode receber o salário mínimo nacional ou o piso salarial da sua categoria. 

Portanto, é importante o titular do MEI ficar atento a essas questões. Outra questão importante é saber que mesmo tendo um empregado, o faturamento do MEI não pode ultrapassar os R$ 81 mil no ano.

Qual o custo de um funcionário para o MEI em 2022?

Sem mais delongas, vamos direto ao assunto dessa leitura. Pois bem, você já sabe que o MEI pode sim ter um empregado. Mas o que muita gente não sabe é qual o custo de um funcionário para o MEI neste ano de 2022.

Vamos lá! Um empregado precisa ser contratado com o valor do salário mínimo. Atualmente: R$ 1.212,00. Será preciso também depositar os encargos trabalhistas (que corresponde a 11%) de INSS e FGTS. Portanto, terá então os seguintes custos:

  • Salário mensal: R$ 1.212,00
  • Depósito mensal do Fundo de Garantia – 8%: R$ 96,96
  • Recolhimento mensal INSS patronal – 3%: R$ 36,36

Portanto, o custo mensal total do funcionário em 2022 é de R$ 1.345.32.

Como realizar a contratação?

Após definir qual será o valor do salário do funcionário, faça uma seleção do candidato que melhor se encaixa na função que será desempenhada. 

Após isso, peça a ele os documentos necessários para fazer o registro: carteira de trabalho, cartão do PIS, RG, CPF, título de eleitor, certificado de reservista, atestado médico admissional, certidão de nascimento ou casamento dele e dos filhos (caso tenha). Em seguida, envie toda essa documentação para o contador que fará o registro deste colaborador com total segurança.

A carteira assinada possibilita ao empregado ter acesso a diversos benefícios. Dentre eles estão, auxílio-maternidade, aposentadoria por idade e por invalidez e auxílio-doença. Ou seja, ter empregado sem registro é prejudicial tanto para a empresa, quanto para o empregado.

Precisa de mais de um funcionário? O que fazer?

Neste caso, o empreendedor precisa migrar de Microempreendedor Individual (MEI) para Microempresa (ME). O regime ME tem um limite de faturamento por ano de R$360 mil. 

Neste caso é possível a contratação de até nove funcionários para empresas dos segmentos de comércio e de serviços, e até 19 para empregados das indústrias.

Ana Luzia Rodrigues

Formada em jornalismo há mais de 30 anos, já passou por diversas redações dos jornais do interior onde ocupou cargos como repórter e editora-chefe. Também já foi assessora de imprensa da Câmara Municipal de Teresópolis. Atuante no Jornal Contábil desde 2021.

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