Photo by @klingsup / freepik
Em março quando começou a pandemia, os impostos mensais foram adiados temporariamente para ajudar os Microempreendedores Individuais. Porém, agora em outubro, a conta da pandemia começou a chegar para o MEI e para todos os donos de pequenos negócios optantes do Simples Nacional.
Isso porque, a partir deste mês, a Receita Federal começa a cobrar os valores dos tributos que venceriam em março, abril e maio, sendo assim, em outubro, novembro e dezembro, os valores nos boletos virão em dobro devido ao retroativo acumulado.
Uma orientação dada pelo Sebrae que deverá ser seguida pelos empreendedores. Se organizar para cumprir com essa obrigação sem o pagamento de juros ou correr o risco de perder os benefícios oferecidos pelo regime tributário simplificado.
As micro e pequenas empresas optantes do Simples Nacional voltaram a pagar as guias mensais referentes aos meses de apuração correspondentes em julho.
Em julho, agosto e setembro também já houve o pagamento cumulativo da guia do mês com o ICMS e ISS dos meses de abril, maio e junho, respectivamente, que haviam sido prorrogadas por três meses.
Para quem é formalizado como MEI, o boleto pode ser conferido e impresso no site
http://www.portaldoempreendedor.gov.br e clicar na opção ‘Já Sou MEI’ e selecionar o ícone ‘Pague sua Contribuição Mensal’.
O valor a ser pago irá variar entre R$ 52,25 a R$ 58,25, montante que irá vir com valor dobrado. Lembrando que o vencimento é todo dia 20. Sendo assim, você já tem um boleto para pagar na próxima terça-feira.
A Receita Federal anunciou que as empresas inscritas no Simples Nacional não serão excluídas por débitos tributários em 2020.
Entretanto, é importante estar em dia, pois o não pagamento traz algumas conseqüências, como a impossibilidade de emissão de certidões negativas e impedindo a participação da empresa em licitações.
Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…