Chamadas
MEI tem desconto de até 30% na compra do carro
O MEI (Microempreendedor Individual) vai ter acesso a benefícios ao contribuir junto ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), tendo também menos burocracia e redução na carga tributária.
Além desses benefícios, o MEI também pode ter direito a um desconto de até 30% na compra do tão sonhado carro. Esse benefício é concedido através de desconto do ICMS.
Assim que você se formaliza e recebe os documentos referente à empresa, vai poder comprar um veículo, sem precisar cumprir carência.
No entanto, é melhor você agir mais com a razão do que com o coração. Precisa analisar o que é bom e o que não vai ser. Antes de qualquer decisão, leia o texto a seguir.
Quais as regras para comprar carro como MEI?
O MEI vai poder usar o seu CNPJ para comprar um carro e ter um desconto de até 30% que são oferecido por algumas indústrias. O microempreendedor vai receber uma isenção nos impostos de IPI e ICMS. Os valores vão mudar conforme o modelo e marca que estão sendo negociados. As marcas que oferecem desconto ao MEI são Volkswagen, Fiat, Chevrolet e Renault.
Quando você for comprar o automóvel deverá apresentar o Certificado do MEI, a inscrição estadual vigente e outros documentos. O carro será vinculado ao registro do MEI. Isso significa que para sua empresa não ter problemas, e perder uma linha de crédito, você precisará pagar os impostos do veículo.
Fique atento: o desconto de até 30% é somente para a compra de automóveis 0km. O MEI terá que ficar com o veículo por um período de 12 meses, ou seja, somente após 1 ano, que será possível você vender o seu carro. Caso, o micro empresário negocie seu veículo antes do prazo, implicará na devolução de ICMS.
Atualmente, o desconto pode variar de 2,5% a 30% do valor do veículo, dependendo do modelo.
Desvantagem
O carro só será entregue ao Microempreendedor em até 50 dias após a compra direta. Não será possível a compra de um veículo acima da receita bruta anual do MEI, ou seja, R$ 81 mil. Lembrando que o limite para compras de 80% do valor faturado no ano aplica-se apenas para aquisição de mercadorias para a comercialização ou industrialização.
Havendo uma fiscalização, será preciso demonstrar que houve faturamento suficiente para aquisição do bem.
É preciso estar ciente que o veículo ficará vinculado ao CNPJ da empresa, você não quitando os tributos, haverá restrições no nome da empresa e também do empresário. Para não ter dor de cabeça no futuro, procure sempre observar as vantagens e desvantagens na hora de comprar um carro. Isso porque, deixando de pagar, o seu CNPJ poderá ser negativado.
-
Contabilidade4 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional4 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Simples Nacional23 horas ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Reforma Tributária4 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Negócios4 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Contabilidade3 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
Simples Nacional2 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
CLT3 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep