MEI: veja como emitir o boleto e conheça as regras

Segundo o governo, existem cerca de 14 milhões de MEIs (Microempreendedores Individuais) registrados por todo o Brasil. Este regime sempre vem oferecendo facilidades ao empreendedor, agora, mais um recurso foi incluído para evitar burocracias na gestão do negócio.

O passo a passo de como abrir um MEI e obter um CNPJ é fácil, mas exige responsabilidades como pagar guia DAS MEI, declarações anuais e emitir notas fiscais para outro CNPJ.

Para ser registrado como Microempreendedor Individual (MEI), a área de atuação do profissional precisa estar na lista oficial da categoria, já que o MEI foi criado com o objetivo de regularizar a situação de profissionais informais. Neste caso, é necessário ter um faturamento anual de até R$ 81 mil.

Para emitir o boleto MEI o empreendedor não terá que pagar nenhuma taxa. Para gerar o documento é preciso acessar o site PGMEI, da Receita Federal. É possível também fazer o procedimento pelo portal Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Por meio do portal do Sebrae, ficou mais rápido emitir o boleto MEI, de maneira bem simples. Segundo o órgão, o MEI consegue fazer o procedimento em menos de 10 segundos, sendo possível fazer o download ou emitir códigos para pagamentos online.

Leia Também: Declaração Do MEI 2023: Prazo Termina Em Maio!

Quanto custa ser MEI?

O microempreendedor individual terá como despesas apenas o pagamento mensal do Simples Nacional.

Comércio ou Indústria

R$ 61,60

Prestação de Serviços

R$ 65,60

Comércio e Serviços juntos

R$ 66,60

O cálculo corresponde a 5% do limite mensal do salário mínimo e mais R$ 1,00 (um real), a título de ICMS, caso seja contribuinte desse imposto e/ou R$ 5,00 (cinco reais), a título de ISS, caso seja contribuinte desse imposto.

O pagamento pode ser feito por meio de débito automático, online ou emissão do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS).

Como emitir o boleto MEI pelo portal do Sebrae?

 O usuário para emitir o boleto por meio do portal Sebrae deverá seguir esse passo a passo:

  • Fazer o login no portal do Sebrae;
  • Em seguida, acessar o ambiente personalizado “Meu Mural”, onde estará disponível a emissão do boleto ou código para pagamento online, bem como a consulta ao histórico de pagamentos da contribuição;
  • Para quem não possui o CNPJ MEI vinculado, deverá inserir o dado no campo “CNPJ” para fazer a emissão;
  • Caso o usuário não possua o CNPJ MEI vinculado, basta que ele insira o dado no campo “CNPJ” para fazer a emissão;
  • Quem já possui o CNPJ MEI vinculado ao seu cadastro, pode clicar para acessar as guias da contribuição, já que o campo “CNPJ” já aparece automaticamente preenchido;
  • Clicando em “Ver boletos pagos”, é possível conferir o histórico de pagamentos.
Jorge Roberto Wrigt

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

1 dia ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

2 dias ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

2 dias ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

2 dias ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

2 dias ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

2 dias ago