Mercado reduz projeção da inflação e mantém juros em 15% / Imagem: Freepik
Nesta segunda-feira (21) foi divulgado o Boletim Focus, o mercado financeiro reduziu, pela oitava semana consecutiva, a estimativa de inflação para 2025. Agora, a previsão para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) caiu de 5,17% para 5,10%.
Essa revisão demonstra uma expectativa de uma possível trajetória de desaceleração, embora ainda acima do teto da meta definida pelo Conselho Monetário para o ano. A meta de inflação que foi definida é de 3%, com tolerância de 1,5 ponto percentual, e atualmente se encontra com um limite superior a 4,5%.
Apesar da pressão de custos como a energia elétrica, os dados mais recentes do IPCA indicam um recuo de inflação. Em junho, o índice avançou 0,24%, conforme divulgado pelo IBGE. O resultado teve influência pela primeira queda nos preços dos alimentos após nove meses consecutivos de alta. Ainda assim, o acumulado em 12 meses chegou a 5,35%, configurando o sexto mês seguido acima do teto da meta.
Atualmente, a Selic está fixada em 15% ao ano, após o Copom elevar os juros em 0,25 ponto percentual na última reunião. Além disso, foi confirmado em ata que deverá ser mantido os juros no mesmo patamar, enquanto o Copom observa os efeitos do ciclo de alta da Selic.
A decisão surpreendeu parte do mercado, que esperava a manutenção da Selic, mas agora projeta que ela permanecerá em 15% ao ano até o final de 2025 e a expectativa é de queda gradual a partir de 2026.
O Boletim Focus manteve a projeção de crescimento de 2,23% para 2025. Já para 2026, a expectativa foi levemente reduzida de 1,89% para 1,88%. Para os anos seguintes, o mercado prevê crescimento de 2% ao ano.
A projeção para a cotação do dólar também se manteve elevada. A expectativa é que a moeda encerre 2025 em R$ 5,65. Para 2026, o mercado espera uma leve valorização da moeda, com o dólar fechando o ano em R$ 5,70.
Mesmo com sinais de desaceleração da inflação, o cenário econômico ainda exige atenção. O mercado seguirá acompanhando os próximos passos do Banco Central e as decisões do governo federal, especialmente em relação à política fiscal.
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…