Reforma Tributária

Milhões de pequenos negócios podem sair da informalidade com a Reforma Tributária

O debate sobre a reforma tributária ganha contornos práticos quando se observa a realidade das micro e pequenas empresas brasileiras: mais de 6 em cada 10 ainda atuam na informalidade (67%), segundo levantamento do Sebrae. O dado contrasta com a média nacional: segundo o IBGE, a taxa geral de informalidade no país recuou para 38% no primeiro trimestre de 2025, o menor patamar desde 2020. Essa diferença indica que simplificar regras e reduzir custos, como pretende a reforma tributária, pode ser decisivo para trazer milhões de negócios para a economia formal.

Para Luan Stocco, CTO da vhsys, esse movimento pode abrir uma nova fase para o empreendedorismo. “A reforma tributária, quando desenhada para dar previsibilidade, facilita o processo de formalização e dá mais segurança ao empreendedor”, afirma. “E a tecnologia é um elemento-chave nesse caminho, porque automatiza tarefas fiscais e torna mais fácil cumprir e manter as obrigações.”

Ainda segundo o IBGE, mais de 39 milhões de trabalhadores estavam fora do mercado formal no início de 2025, sem acesso a benefícios previdenciários e crédito. Para especialistas, a criação de um ambiente tributário mais simples e menos oneroso pode reduzir esse número de forma consistente, ampliando a arrecadação e fortalecendo as economias locais.

Além de garantir direitos, a formalização permite que pequenos negócios acessem linhas de crédito, participem de licitações, fechem contratos com grandes empresas e ampliem seu alcance de mercado. A reforma, se bem estruturada, pode acelerar esse processo ao diminuir a complexidade tributária que hoje afasta empreendedores do CNPJ.

Para os pequenos negócios, soluções digitais surgem como aliadas. “Plataformas que centralizam a emissão de notas, controle financeiro e gestão fiscal reduzem custos e burocracia. Isso dá ao empreendedor mais tempo e clareza para se dedicar ao crescimento do negócio, e não apenas ao cumprimento de exigências legais”, finaliza o CTO.

Sobre a vhsys

A vhsys é uma empresa de tecnologia especializada em soluções de gestão empresarial online, direcionadas para micro e pequenos negócios. No mercado desde 2011, a vhsys já ajudou a simplificar a gestão de milhares de empresas, com mais de 22 milhões de notas fiscais emitidas e R$60 bilhões movimentados, tudo por meio do sistema.

Carlos Eduardo

Faço parte da equipe de redação e publisher do Jornal Contábil, ajudando na produção e publicação de matérias e notícias para manter os leitores bem informados sobre concursos, legislação e temas do dia a dia.

Recent Posts

Receita Federal alerta contribuintes para novo golpe

A Receita Federal emitiu um alerta aos contribuintes sobre um novo golpe que tem se…

17 horas ago

Outubro das PMEs: 3 em cada 4 novos negócios nascem pequenos e já digitais

Entre janeiro e julho de 2025, 97% das novas empresas abertas no Brasil foram micro…

17 horas ago

Receita Federal libera leilão online com produtos abaixo do preço

A Receita Federal vai realizar um leilão com produtos apreendidos e abandonados, oferecendo itens com…

18 horas ago

Estudo da Thomson Reuters aponta tecnologia e parceiros especializados como fatores decisivos para o sucesso na reforma tributária

Estudo mostra divisão clara entre empresas que já avançaram para adaptação (35%) e as que…

18 horas ago

Especialistas em Revisão Tributária Buscam Parceiros

Com foco na revisão de custos para empresas do Lucro Real e Presumido, especialistas buscam…

19 horas ago

NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas

As novas exigências trazem benefícios para trabalhadores e demanda fortalecimento da gestão interna das empresas

22 horas ago