Ministério da Fazenda: Haddad fará anúncios da composição de sua pasta hoje

O ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), indicado pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para ministro da Fazenda, agendou uma entrevista coletiva de imprensa na sede do gabinete de transição, hoje às 18h30, para anunciar parte de sua equipe. 

O futuro ministro deverá indicar dois ou três nomes de pessoas para integrar sua equipe. “Quero compor uma equipe plural. Não quero uma escola de pensamento comandando a economia” afirmou Haddad.

Eu quero que a gente tenha uma pluralidade de vozes no ministério. Vou ver também quem o presidente designa para o Planejamento, porque aí acho que podemos fazer uma coisa mais legal ainda, compor uma equipe com traço mais plural”, completou.

Leia Também: Entenda o que faz os principais ministérios do Brasil

Haddad responderá por apenas parte das atribuições

Atualmente a pasta da fazenda, está concentrada no superministério da economia criado pela gestão Bolsonaro e chefiado por Paulo Guedes.

Porém após o novo governo vir a assumir, a pasta deve ser desmembrada em outros ministérios, como o do Planejamento e o do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) que já existiram em outros governos do PT.

Nesta segunda, Haddad disse que “sugeriu” nomes a Lula para o Planejamento, mas caberá ao presidente eleito fazer a escolha e o anúncio oficial do nome.

“Fiz ponderações, a decisão é dele. Mas como ele falou ‘quero um ministro afinado com você’, eu fiz algumas ponderações, quero que as equipes estejam muito integradas. Vai ser muito importante a integração nesse momento para deslanchar as providências que precisamos tomar para sanar o que estamos herdando”, disse.

Leia também: Quem são os cinco ministros já anunciados por Lula?

Reunião com Paulo Guedes

O futuro ministro da Economia, Fernando Haddad (PT), se reuniu a sós, durante 30 minutos, com o atual chefe da pasta, Paulo Guedes, nesta 3ª feira (13.dez.2022).

A conversa isolada foi antes da reunião que estava marcada, entre o petista e o ministro, na sede da pasta, em Brasília. O encontro marcado teve início por volta das 9h30 e terminou antes do meio-dia.

Entre os temas discutidos, trataram do funcionamento do Ministério da Economia. Ambos chegaram e saíram do local sem falar com jornalistas.

Haddad também deve se encontrar com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, nesta 3ª feira (13.dez) para um almoço, previsto para 12h30.

Esther Vasconcelos

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

2 horas ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

6 horas ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

7 horas ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

7 horas ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

8 horas ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

9 horas ago