Ministério da Saúde abriu matrícula para duas capacitações em saúde do trabalhador: o “Curso Básico em Saúde do Trabalhador” e o “Curso de Inspeção Sanitária em Saúde do Trabalhador (ISST) para o Mapeamento de Riscos Ocupacionais”. Ambos serão ofertados em modalidade livre de qualificação profissional, no formato de Ensino a Distância (EaD). Interessados devem realizar inscrição pelo site ColaboraDSAST até 16 de fevereiro.
Propostos por meio do Programa de Educação Permanente em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Pepsatt), os dois cursos são compostos por conteúdo teórico, atividades avaliativas, reflexões teórico-práticas, vídeo-animações e questionário avaliativo. O público-alvo são técnicos, profissionais, gestores e membros do controle social que atuam em todas as esferas do Sistema Único de Saúde (SUS) e em outras áreas interessadas.
Leia mais: Saúde: Entenda o caso de Fobia Social ocorrido no BBB 23
As capacitações têm como objetivo estimular o pensamento crítico para ação em saúde e instrumentalizar atitudes e técnicas que promovam a integração da Saúde do Trabalhador com os demais setores da assistência e da vigilância, considerando os princípios norteadores do SUS.
Com carga horária total de 80 horas, o “Curso Básico em Saúde do Trabalhador” tem por objetivo introduzir temas e conceitos essenciais sobre a saúde do trabalhador para qualificação das práticas profissionais de técnicos e gestores que atuam no SUS e que ainda não possuem uma aproximação com o tema. A duração é de até 4 meses.
O “Curso de Inspeção Sanitária em Saúde do Trabalhador (ISST) para o Mapeamento de Riscos Ocupacionais” tem o objetivo de descrever as etapas para a operacionalização das ações de ISST em instituições públicas e privadas, visando a promoção de ambientes e processos de trabalho saudáveis e sustentáveis aos trabalhadores e trabalhadoras.
O Programa de Educação Permanente em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Pepsatt) consiste em uma estratégia para ofertar e promover iniciativas educacionais para a formação de profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), ancorada na Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT) e na Política Nacional de Educação Permanente em Saúde.
Leia mais: Sespa-PA reforça cuidados com a saúde no dia Mundial do Câncer (04/02)
Serão ofertadas 14 mil vagas anuais distribuídas em sete cursos de educação a distância, auto instrucionais, de qualificação profissional, visando a preparação dos profissionais do SUS para o desenvolvimento de ações nos territórios.
Com o Pepsatt, os profissionais poderão aprender sobre vigilância e assistência à saúde do trabalhador, educação, comunicação e promoção da saúde, planejamento e gestão, articulação intra e intersetorial e outros temas essenciais para o desenvolvimento de suas ações na área.
Fonte: Ministério da Saúde
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…