morango do amor / imagem: Freepik
O morango do amor acaba de virar a mais nova febre da internet no Brasil, e despertou uma enxurrada de publicações sobre o assunto. Enquanto tem um monte de gente procurando experimentar a nova sensação, tem quem está aproveitando para fazer renda extra. Em depoimentos, cafeterias têm declarado produzir centenas de unidades por dia, com a ampliação do faturamento até maior que períodos de grande movimentação do setor, como a Páscoa.
Mas afinal, como usar o viral para quem quer se aventurar na fabricação caseira do doce e gerar uma renda extra? E quem já está no ramo, como organizar as contas com o crescimento repentino do caixa? Mila Gaudencio, consultora financeira do will bank explica.
Para iniciar, a consultora reforça três pontos principais: cuidado, cálculo e organização. No caso do morango do amor, a receita exige precisão, isso significa testar uma opção confiável e bem estruturada.
“Considerar todos os gastos também é importante. Ingredientes, gás, palitos, embalagens e, até, o seu tempo de preparo. Por exemplo, se você gastou R$30 para fazer 10 morangos em 2 horas, o cálculo do seu custo por hora deve, no mínimo, cobrir o investimento. Sabendo disso, fica mais fácil definir seu preço de venda. Lembre-se também de quantas unidades realmente conseguiu fazer, já que o morango não tem um tamanho padrão”.
Para as cobranças, Mila conta que, mesmo quem não tem um CNPJ, hoje já é possível começar as vendas com mais profissionalismo e até receber pagamentos com cartão de crédito. Por exemplo, o will bank, por meio do will pay, transforma o celular em uma verdadeira maquininha de cartão e gera links de pagamento fáceis de compartilhar, com recebimento já no próximo dia útil. Na gestão dos valores das vendas, o produto mostra o que está para entrar de forma separada do seu dinheiro pessoal.
Apesar da moda, a especialista ressalta que não vale a pena começar produzindo grandes quantidades. “O ideal é ir com calma. Faça 12, venda para vizinhos e amigos. Com o teste feito, os custos na mão e o retorno do público, aí sim: decida se vale a pena produzir mais. Anote tudo! Se você não anotar o que entra e sai, vai achar que está lucrando, quando, na verdade, só está girando dinheiro. Por isso, saiba tudo que gastou, registre cada venda e separe o dinheiro da renda extra das demais fontes de renda”, explica.
No caso de quem já está com a produção em alta, recebendo mais que o normal, a orientação da consultora do will bank é calma para controlar o impulso de querer gastar e consciência de que esse lucro não é exatamente um sinal de estabilidade futura.
“O morango do amor está em alta agora. Mas isso não significa que vai sustentar os próximos meses. Chamamos isso de sazonalidade: quando o lucro vem de uma moda ou de um ciclo curto. É renda, sim, mas não é garantia de que vai durar. Por isso, trate esse valor como um fôlego extra, não como uma estrutura fixa. Use-o para construir sua segurança financeira”, explica Mila.
“Monte um ‘guarda-chuva financeiro’ para os dias de ‘chuva’. Ou seja, crie uma reserva para quando a demanda cair. Assim, é possível ter um respiro em dias de menos venda”, conta. Por fim, a especialista afirma que as anotações sobre o dinheiro que entra e o que sai devem permanecer constantes. “O morango do amor pode até passar, mas a autonomia que você constrói com esse dinheiro pode durar, desde que você escolha agir com consciência agora e não só depois que ele acabar”, conclui.
Oi, eu sou um banco digital, mas pode me chamar de will
Com mais de 10 milhões de clientes no país, o will bank chegou em 2017 com um objetivo: tornar a relação dos brasileiros com o dinheiro mais excitante. Seus clientes não pagam anuidade pelos serviços, como conta digital com cartão de crédito e débito, cartão virtual, investimentos e PIX. Para saber mais, acesse o site.
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…