Categories: ChamadasFique Sabendo

Motoristas com CNH B terão novo benefício oferecido pelo governo

No cenário de constantes debates e mudanças que permeiam o panorama legislativo do Brasil, emerge um projeto de lei de grande relevância na Câmara dos Deputados, localizada na capital federal. Essa proposta legislativa traz consigo o potencial de promover alterações substanciais com repercussões diretas na vida de inúmeros motoristas e no setor automobilístico como um todo.

No nosso texto de hoje, discutiremos o novo benefício do governo destinado aos brasileiros com CNH categoria B. Este programa oferece uma oportunidade única para pessoas de todas as regiões do Brasil, permitindo-lhes acessar benefícios exclusivos. Abordaremos todos os detalhes relevantes deste programa, destacando como ele pode beneficiar os cidadãos em todo o país.

Leia também | 15 Multas Que Podem Fazer Você Perder Sua CNH Na Hora

Novo impacto para motoristas com CNH B

Atualmente, as regras que regem as carteiras de habilitação categoria B estabelecem um limite de peso máximo de 3,5 mil kg para os veículos que podem ser conduzidos por seus portadores. Esse padrão é reconhecido internacionalmente e desempenha um papel fundamental na diferenciação entre vans, caminhonetes e caminhões, com estes últimos geralmente ultrapassando esse limite.

No entanto, um novo projeto de lei está em pauta para modificar o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A iniciativa foi proposta pelo deputado Marco Brasil (PP-PR) sob o número 2400/22 e está atualmente sob a análise do deputado Neto Carletto (PP-BA), relator do projeto.

Neto Carletto argumenta que “a elevação do limite de peso da categoria B para 3.700 kg não compromete a capacidade do motorista nem representa ameaças à segurança nas estradas”. Ele endossa a visão original do proponente do projeto.

No entanto, Carletto propôs uma revisão leve na formulação inicial, que previa uma mudança específica no limite de peso para caminhonetes. Sua principal preocupação era que essa alteração pudesse entrar em conflito com os padrões internacionais, que desempenham um papel crucial nos testes de segurança de componentes veiculares, incluindo freios e suspensões.

O deputado destacou que “a indústria automobilística brasileira segue rigorosamente os padrões internacionais para assegurar a eficácia dos sistemas presentes nos veículos fabricados no país”. Portanto, qualquer modificação nesse aspecto poderia requerer uma reestruturação mais ampla e profunda na indústria automotiva nacional.

Tenho CNH B, quais veículos posso dirigir?

A Carteira Nacional de Habilitação na categoria B autoriza os condutores a dirigir veículos de quatro rodas, desde que o peso bruto não exceda 3.500 quilogramas e a capacidade de passageiros não ultrapasse oito lugares, excluindo o motorista dessa contagem. Isso engloba pequenos caminhões, furgões e outros veículos de características semelhantes.

Além disso, a categoria B permite a condução de unidades acopladas, reboques, unidades articuladas e semirreboque, desde que atendam aos critérios de peso e lotação estabelecidos. Vale destacar que a categoria B não habilita a condução de vans utilizadas para transporte escolar, a qual requer uma categoria D.

A categoria D, por sua vez, é necessária para conduzir veículos motorizados com mais de oito lugares, excluindo o motorista, como ônibus e micro-ônibus. Os condutores que desejam exercer atividade remunerada ao dirigir esses veículos passam por um processo de formação específico, incluindo um curso de transporte coletivo.

É fundamental respeitar as categorias de habilitação e os critérios estabelecidos pelo Código de Trânsito Brasileiro para garantir a segurança no trânsito e evitar infrações.

loureiro

Recent Posts

Enem 2025: participantes já podem conferir os locais de prova

Cartão de Confirmação de Inscrição está disponível na Página do Participante

5 horas ago

Como o consumo inteligente está mudando hábitos e estilos de vida?

Consumo inteligente transforma hábitos diários e promove sustentabilidade, economia e bem-estar com ajuda da tecnologia…

6 horas ago

Mês das Micro e Pequenas Empresas: 5 tendências que vão guiar os negócios em 2026

Outubro celebra as MPEs, que representam 90% das empresas formais no Brasil; especialista da vhsys…

8 horas ago

SPED: Receita publica novas regras para CBS, IBS e IS na EFD ICMS/IPI

Confira as atualizações do SPED que detalham o tratamento fiscal dos novos tributos da Reforma…

8 horas ago

Receita esclarece sobre IOF em novas linhas de crédito rural e habitacional

Instrução Normativa atende a pedido de bancos e visa garantir segurança jurídica em operações criadas…

11 horas ago

Reforma Tributária: adaptar-se é questão de sobrevivência

Por Rodrigo Sartorio, diretor de produtos da TOTVS A aprovação da Reforma Tributária, instituída pela…

12 horas ago