A chegada do final do ano, além de um momento de encerrar as metas do ano, é também o momento ideal para planejar o que estará por vir no próximo ano. Dentro desse planejamento, normalmente temos o pagamento de diversos impostos que chegam no início do ano.
Junto com esses impostos que chegam no começo do ano, um dos mais comuns e conhecidos dos brasileiros é o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).
Diferente de diversos outros impostos, o IPVA é de competência do estado, onde metade do valor arrecadado é destinado à unidade federativa e a outra metade para o município ao qual o veículo é registrado.
Dessa maneira, os critérios com relação ao IPVA, seja com relação ao valor, a data de vencimento, entre outras questões, variam completamente de um estado para o outro.
O IPVA é um imposto sob responsabilidade das Secretarias de Fazenda Estaduais, onde cada uma delas define suas próprias regras relacionadas ao calendário de pagamentos, condições e critérios de isenção.
No caso da isenção, entre os grupos comumente isentos do pagamento estão as pessoas com deficiência, proprietários de veículos com mais de um certo tempo de fabricação, assim como profissionais que utilizam o veículo para atividades específicas, como, por exemplo, o transporte público agrícola.
É importante mencionar que para garantir a isenção do veículo, é indispensável que o mesmo esteja registrado em nome do beneficiário ou representante legal, caso contrário não será possível garantir a isenção.
Muitos profissionais e empresas que usam veículos próprios para atividades específicas podem ter acesso à isenção do IPVA em 2025. No caso de profissionais, terão direito a isenção:
Dependendo do estado em que se viva, é possível garantir a isenção por idade do veículo. Como o IPVA é um imposto estadual, essa isenção varia de estado para estado, assim como a idade do veículo pode variar bastante.
Confira a isenção do IPVA por estado:
Outra maneira de conseguir a isenção do IPVA 2025 é devido a deficiência ou condição médica. Lembrando que cada estado possui seus próprios critérios de isenção. Entretanto, no geral, as seguintes situações dão direito a isenção:
Para garantir a isenção do IPVA do seu veículo, o primeiro passo é recorrer ao Detran da sua cidade ou mesmo um despachante de confiança que poderá orientar quanto aos procedimentos de isenção.
Cada estado costuma exigir documentos diferentes para garantir a isenção, especialmente nos casos de isenção por deficiência ou condições médicas. Logo, é fundamental recorrer ao Detran do seu município e se resguardar desse direito.
Com relação a isenção para a idade do veículo, nada precisa ser feito, isso porque ao atingir determinada idade que garante a isenção, o próprio estado para de emitir a cobrança do imposto.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O adiamento significa que notas fiscais emitidas a partir de janeiro de 2026 não serão…
Na última segunda-feira (1) o Banco Central lançou o BC Protege+, serviço gratuito que permite…
Mensagens exigindo pressa e prazos de minutos são sinal de golpe: a Receita Federal nunca…
Sistema foi totalmente remodelado para oferecer mais segurança, controle e transparência
Nesta segunda-feira (1) o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou uma nova resolução que muda…
O MEI pode economizar até 40% em comparação com a contratação como pessoa física