Sua empresa utiliza sites que consultam Notas Fiscais através de chave de acesso? Você pode ter problemas!
A Secretaria da Fazenda mudou e agora quem realiza consultas em lote pela chave de acesso terá dificuldades. Isso porque a consulta realizada até agora era feita “enganando” o sistema de segurança chamado CAPTCHA. E isso não será mais viável.
Continue lendo o artigo e veja os detalhes e como essa mudança pode afetar você.
Como é feita a consulta NFe através da Chave de Acesso
Para fazer uma consulta no site da Secretaria da Fazenda, verificando a validade de determinada nota fiscal, o contribuinte precisa do número da chave de acesso que consta no DANFe, o certificado digital da empresa (devidamente autorizado) e a digitação do captcha para cada nota consultada, que nada mais é do que a sequência de letras (maiúsculas e minúsculas) e números.
A mudança no captcha
O CAPTCHA foi criado para que as pessoas possam comprovar para um computador que ele é humano e não outro computador. É a famosa sopa de letrinhas que temos que digitar. Veja abaixo um exemplo da SEFAZ:
Antiga forma de digitação de catpcha da SEFAZ.
Até o dia 20 de outubro era possível consultar Nota Fiscal eletrônica no site da SEFAZ com a digitação do CAPTCHA ou utilização de softwares que burlassem a digitação.
No final de semana do dia 21 de outubro, houve uma mudança que não permite mais a consulta por meio de “quebra de captcha”. A SEFAZ, agora, está utilizando o captcha do Google! Veja abaixo como ele funciona.
Como isso afeta os serviços na SEFAZ
Com essa mudança no captcha, não é mais possível utilizar software que “engana” a consulta e “adivinha” caracteres. A consulta realizada pelo captcha do Google, pede cliques ao invés de digitação e solicita que você identifique, também por cliques, determina classe de objetos ou animais. No exemplo acima, o usuário precisa clicar na caixa “não sou robô” e ainda clicar em “meios de transportescaminhões comerciais”.
[rev_slider alias=”ads”][/rev_slider]
Essa nova maneira de provar que VOCÊ NÃO É UM ROBÔ, irá dificultar muito, para não dizer que impossibilitará a maneira com que determinadas empresas realizam a consulta NFe na SEFAZ.
Se você tem uma empresa e costuma realizar consulta à nota fiscal eletrônica esporadicamente e numa quantidade pequena essa mudança não te afetará tanto, pois os cliques serão poucos.
Agora, se sua empresa possui muitos documentos fiscais recebidos diariamente, já dá para perceber que esse trabalho se tornará inviável, pois a SEFAZ está apertando o cerco contra empresas que “burlam”, ou burlavam, esse tipo de consulta.
O Arquivei NÃO será afetado
No caso do Arquivei, usamos o serviço específico para consulta de notas que a própria SEFAZ disponibiliza! Ou seja, com o Arquivei, você não corre o risco de ficar sem consultar suas Notas e outros documentos fiscais por conta da mudança de segurança no site da Secretaria da Fazenda.
Em outras palavras, as empresas e escritórios contábeis que usam o Arquivei estão seguros. Isso porque a consulta, download e arquivamento de documentos fiscais tem integração direta com a SEFAZ, sem necessidade de “quebra de captcha” ou da chave de acesso.
O sistema que eu uso foi afetado, e agora?
Se você usa outra solução de consulta e ela foi afetada, te convido para experimentar o Arquivei gratuitamente para descobrir como é ter 100% dos Notas Fiscais Emitidas contra seu CNPJ sem imprevistos ou dores de cabeça por qualquer mudança feita pela SEFAZ. Clique no link > Experimentar Grátis Agora!
Ricardo de Freitas não é apenas o CEO e Jornalista do Portal Jornal Contábil, mas também possui uma sólida trajetória como principal executivo e consultor de grandes empresas de software no Brasil. Sua experiência no setor de tecnologia, adquirida até 2013, o proporcionou uma visão estratégica sobre as necessidades e desafios das empresas. Ainda em 2010, demonstrou sua expertise em comunicação e negócios ao lançar com sucesso o livro "A Revolução de Marketing para Empresas de Contabilidade", uma obra que se tornou referência para o setor contábil em busca de novas abordagens de marketing e relacionamento com clientes. Sua liderança no Jornal Contábil, portanto, é enriquecida por uma compreensão multifacetada do mundo empresarial, unindo tecnologia, gestão e comunicação estratégica.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.