foto: Banco Central do Brasil
A terceira fase do open banking entrou em vigor nesta última sexta feira dia 29. “PIX 2.0” é assim que ele está sendo chamado com a chegada da 3° fase do Open Banking, isso porque essa fase trará mais dinâmica na hora de pagar e maior conectividade e interação entre as instituições financeiras do país.
Agora é possível pagar com PIX direto nas lojas digitais, sem intermediação do banco. Você poderá realizar pagamentos via Pix a partir de aplicativos que não sejam de seu banco, como de varejistas ou de redes sociais. A partir do compartilhamento autorizado das informações, o usuário não precisará mais escâner o QR Code ou entrar no aplicativo do banco toda vez que quiser fazer um pagamento via Pix.
Você poderá autorizar o compartilhamento de suas informações entre duas instituições monetárias (bancos, fintechs, seguradoras, cooperativas).
Agora você vai precisar informar somente a chave de identificação (telefone, CPF ou e-mail). Com isso, a loja ou instituição para onde vai o pagamento recebe o dinheiro e aciona automaticamente o banco da conta do cliente.
Outra medida adotada foi a redução do valor diário de transferência de dinheiro. Assim, o limite de PIX é de R$ 1.000 nas transações entre 20h e 6h.Outra forma de segurança adotada é o prazo de pelo menos 24 horas para aumentar os limites de transações.
Com a atualização do PIX, os pagamentos online têm agora uma redução de etapas. Cai de 7 para 3 passos até concluir o pagamento.
Fique por dentro de tudo a respeito do imposto sobre herança
Com 52% planejando antecipar o FGTS antes da nova regra, entenda o que muda, quem…
Lei trabalhista em vigor traz muitos benefícios aos trabalhadores e a maioria desconhece
O papel do contador está sendo reimaginado no mercado brasileiro, migrando da conformidade para a…
Durante décadas, os Correios foram símbolo de confiança. A empresa pública entregava cartas, encomendas e…
Confira como as mudanças afetam os trabalhadores em 2025