Designed by Sandeep maurya / shutterstock
Muitos podem não saber, mas ainda na gestação, a mãe já pode solicitar o pagamento de uma pensão ao futuro pai, quando o mesmo não conceder o apoio psicológico e financeiro necessário durante a gravidez.
No meio jurídico, a pensão é conhecida como “alimentos gravídicos”. O provento é estabelecido, no intuito de amparar a mãe, frente aos gastos, muitos imprevistos, de uma gravidez, tais como: remédios, alimentos, exames, dentre outros custos de complicações que podem ocorrer na gestação.
Sendo assim, fique atenta, toda e qualquer mulher em período de gestação que precisa de auxílio financeiro, pode buscar na justiça o apoio do ex-companheiro. Conforme a lei que institui a pensão de alimentos gravídicos, o futuro pai deve participar e auxiliar a gestante com suporte econômico durante a gravidez.
Como dito, o pedido da pensão deve ser feito pela via judicial, ou seja, o obstáculo será comprovar ao juiz quem a engravidou. É essencial, buscar o auxílio de um advogado para este procedimento, de modo a buscar seus direitos na justiça.
Em relação à comprovação da paternidade, NÃO será necessário realizar um teste de DNA. Isto porque, o exame pode colocar em risco a vida do bebê. Sendo assim, a mulher pode provar o relacionamento através das seguintes informações:
Por fim, após a criança nascer, os pagamentos não serão encerrados, de modo que o provento será convertido para uma pensão alimentícia. O valor será determinado conforme as necessidades da criança e as possibilidades financeiras do pai.
É fundamental ficar atento às datas e aos critérios para garantir que o dinheiro seja…
Nova regra da Secretaria da Fazenda exigirá um código específico nas Notas Fiscais Eletrônicas para…
Modelo de contrato de trabalho é bastante utilizado para atender crescimento de demanda do final…
O programa atua como uma ponte, garantindo ao segurado a recuperação da sua qualidade de…
Com o aumento do interesse dos brasileiros por aplicações financeiras, cresce também a busca por…
Reajuste de 7,44% busca reposição real e alinha-se à política de crescimento econômico