Mutirão de renegociação registra 2,325 milhões de contratos negociados por bancos

O Banco Central continua lançando mão de diversas ações com vistas à melhoria da saúde financeira da população. Em uma das mais recentes – o Mutirão de Negociação e Orientação Financeira, realizado entre 1º e 30 de novembro passado, em conjunto com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons de todo o país –, foram registrados um total de 2,325 milhões de contratos renegociados por bancos. O volume é recorde; 36,7% superior aos 1,7 milhões de acordos fechados no mutirão de março de 2022.

Outro destaque foi a média diária de contratos negociados durante o mutirão do último mês de novembro: 77,5 mil, 14% superior à verificada no mutirão de março de 2022 (68 mil).

Já a plataforma consumidor.gov.br, um dos canais utilizados pelo mutirão, teve índice médio de solução de 84% das demandas. Por ela, o prazo médio das respostas dos bancos se deu em 6,5 dias, contra 7,7 dias registrados um ano antes (no mutirão de novembro de 2021.

“O mutirão é uma oportunidade de renegociação de dívidas em atraso no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades de crédito que não tenham bens dados em garantia, como veículos, motocicletas e imóveis. O diferencia do mutirão são as variadas ações de educação financeira desenvolvidas pelas entidades envolvidas, com o intuito de auxiliar a população a gerenciar bem seus recursos financeiros. E nesta edição, tivemos orientação à população sobre o superendividamento: o que é, como detectar, prevenir e conscientizar de que existe tratamento previsto na Lei 14.181, de 2021”, disse Stanislaw Zmitrowicz, analista no Departamento de Promoção da Cidadania Financeira (Depef) do Banco Central.

Leia mais: RJ: Procon faz mutirão para renegociação de dívidas de pessoas jurídicas

Educação financeira sempre

Como já é tradicional no Mutirão de Negociação e Orientação Financeira, a educação financeira, uma das dimensões da Agenda BC# esteve mais uma vez em destaque. Além da plataforma Meu Bolso em Dia (desenvolvida pela Febraban também em parceria com o BC), e-books, planilha de orçamento pessoal, conteúdo pelas redes sociais e tutoriais para acesso rápido ao Registrato do BC compuseram o arsenal de informação com vistas a auxiliar quem estava com alguma pendência com alguma instituição financeira. 

Fruto de acordo de cooperação entre o Banco Central e a Febraban, o Mutirão de Negociação e Orientação Financeira acontece duas vezes por ano, desde 2021, normalmente nos meses de março e novembro.

Fonte: Banco Central do Brasil

Gabriel Dau

Recent Posts

Comunicado Saiu: 13º salário INSS 2025 com pagamento antecipado e liberação de 14ª parcela

O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…

6 horas ago

Novo programa da Previdência quer equilibrar finanças de estados e municípios

O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…

8 horas ago

Bolsa Família paga benefícios de outubro entre os dias 20 e 31; confira

Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…

9 horas ago

1ª edição do Fórum Ibracon Jovem reúne especialistas e jovens profissionais para discutir o futuro da auditoria independente

Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido

10 horas ago

BC aponta alta de 0,4% na atividade econômica em agosto

A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…

10 horas ago

Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor

O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…

12 horas ago