Categories: CarreiraChamadas

Nacionalidade Portuguesa para brasileiros

O local mais procurado pelos brasileiros quando decidem adquirir a Nacionalidade Portuguesa (por isso a grande demora), é o Consulado de Portugal.

Nos últimos anos, a busca pela nacionalidade portuguesa aumentou de tal maneira, que os próprios consulados estão solicitando aos interessados que busquem outros meios para iniciar o processo:

Saiba que existem outras formas de dar o ‘start’ na tão sonhada Nacionalidade Portuguesa! Muitos brasileiros não sabem que existem maneiras (muito mais céleres), para iniciar o processo.

Que maneiras são essas?

  1. Enviando a documentação para Portugal: O próprio requerente envia a documentação, que deve ser recebida pela autoridade competente em Portugal e analisada para iniciar o processo (se for o caso da documentação estar correta). Essa é uma opção, talvez a mais trabalhosa, tendo, em alguns casos, um grande risco de indeferimento por pendência de documentação, por exemplo.
  2. Contratando uma consultoria/assessoria: Existem ótimas consultorias e assessorias especializadas no mercado, que oferecem diversos serviços, como por exemplo: esclarecimentos sobre o procedimento, pesquisa documental, pesquisa genealógica, emissão de documentos (Brasil e Portugal), entre outros. Mas fique atento! Muitas vezes, não se trata de uma consultoria jurídica ou “tão especializada” quanto se imagina, para isso, importante ter indicação e feedback de outros clientes antes de contratar!
  3. Contratando um Escritório de Advocacia (ou Advogado) brasileiro que disponha de Advogado em Portugal: Um escritório de Advogados no Brasil, que ofereça esse serviço especializado, é em regra, uma forma segura, conveniente e célere, do requerente ter iniciado seu processo para obtenção da Nacionalidade Portuguesa, ficando a cargo dos advogados, solicitar a documentação, analisar, enviar para Portugal e realizar o serviço diretamente no país.
  4. Contratando um advogado diretamente em Portugal: Essa também é uma possibilidade. Diferente da anterior, não tendo escritório no Brasil, possa ser que encontre alguma dificuldade com a emissão da documentação brasileira e envio, mas a possibilidade de realização direta do serviço em Portugal, com certeza, será vantajoso.

Em conclusão, independente do meio que você opte para iniciar o processo de Nacionalidade Portuguesa, tire todas as dúvidas com profissionais especializados, como também nos Consulados de Portugal.

Lembrando que não existe a possibilidade de mensurar exatamente o prazo para a obtenção da nacionalidade (em caso de deferimento), fique atento à promessas!

Conteúdo por Sircéia Priscila Venceslau – Mestrado em Direito Comercial Internacional pela Universidade de Lisboa – Portugal Capacitação no Procedimento de Nacionalidade Portuguesa em Lisboa

loureiro

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

2 dias ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

3 dias ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

3 dias ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

3 dias ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

3 dias ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

3 dias ago