Fonte: Google
Hoje em dia est[a ficando cada vez mais comum acontecer golpes envolvendo o uso de CPF, pois ele pode ser uma ferramenta muito útil nas mãos de estelionatários, pois através dele é possível realizar compras, abrir contas e solicitar empréstimo
O melhor a se fazer é ter certeza que ninguém está usando seu nome sem sua permissão, mas ai vem a duvida: como saber se estão usando o meu CPF?
Hoje existem algumas plataformas em que você pode consultar seu CPF, e essa á e melhor forma de evitar golpes sempre consulte seu CPF, pois caso você veja alguma atividade suspeita você poderá se resguardar e entrar em contato com as empresas ou instituições financeiras antes de ter o nome negativado de forma indevida
Confira, a seguir, 4 formas de saber se o seu CPF já foi ou está sendo usado por outras pessoas.
O Registrato é um sistema que possibilita a cidadãos e empresas obter, pela internet, de forma rápida e segura, relatórios com informações sobre suas operações de crédito e seus relacionamentos com o sistema financeiro.
Para consultar basta acessar o site e clique no botão “Acessar o Registrato”. Você será encaminhado a uma página, que deverá acessar pela conta gov.br. Para acessar com a Conta gov.br, é preciso ter o nível prata ou ouro.
Cada relatório do Registrato tem um prazo de atualização diferente. Para consultar as informações em tempo real, procure o banco, instituição ou órgão que incluiu o dado no relatório.
Se tem alguma informação que você não concorda ou não reconhece no seu relatório, no sistema Registrato, procure a instituição ou o órgão público credor responsável pela informação.
Com a Serasa, você pode consultar o CPF grátis pelo celular, tanto pelo site como pelo aplicativo. Os dois caminhos são muito fáceis e rápidos.
Após um cadastro simples, você recebe na mesma hora a informação sobre o seu nome na Serasa. Se tiver alguma dívida em seu nome, o sistema indicará as empresas ou instituições relacionadas.
Passo a passo para fazer a consulta online:
Pronto!
O Antifraude avisa você por e-mail e mensagem no celular (SMS) toda vez que seu CPF for:
O Serasa antifraude é um serviço pago, para contratar você deve acessar a página do Antifraude, fazer seu cadastramento. O monitoramento do CPF é imediatamente ativado. O serviço é contratado por assinatura, com vigência de até um ano, com descontos proporcionais pelo prazo escolhido.
No SPC Brasil, você pode acompanhar o seu CPF ou score, acessando pelo aplicativo SPC Consumidor ou pelo proprio site.
Você também pode contar com a ferramenta “SPC Avisa” ela faz o monitoramento do seu CPF, e te informa, via email ou SMS, qualquer alteração feita no CPF, consultas realizadas por empresas ao documento monitorado e mudança na nota de score, entre outros.
Veja como consultar:
Internet: Acessar a página e criar o acesso> Validar o email ou telefone> Definir senha de acesso Baixar o aplicativo Google Authenticator gratuitamente> Escanear o QR Code> inserir o código de acesso ao portal.
App: Baixar o aplicativo SPC Consumidor> Efetuar um cadastro> Definir senha de acesso> Validar o email ou telefone.
Na Receita, Você pode consultar a situação cadastral do seu CPF, emitir comprovante e consultar as informações que constam no seu CPF.
Para consultar o CPF, basta acessar o site da Receita Federal e preencher com o número do CPF e a data de nascimento, clicar em “Sou humano” e depois em “Consultar”. Feito isso o sistema vai mostrar a situação cadastral do seu CPF.
A consulta também pode ser feita no aplicativo CPF Digital, baixando o aplicativo em seu celular
Depois de baixado, abra o aplicativo e faça login com CPF e data de nascimento. Leia e aceite os “Termos e Condições” e em seguida tire a “Prova de vida”, seguindo as instruções na tela.
Crie uma senha de 4 dígitos, acesse as informações do seu cadastro e veja se seu CPF está regular.
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…