O prazo para realizar a solicitação de adesão ao Simples Nacional terminou no dia 31 de janeiro de 2023, porém, muitos empreendedores não conseguiram realizar o pedido para integrar o Simples por muitos motivos. Mas, nesse caso, o que deve ser feito?
O Simples é um regime tributário que ajuda diversos empreendimentos todos os anos, Micro e Pequenas empresas que integram este regime tem mais chances de crescer, porém, para integrar este regime simplificado é preciso realizar a solicitação de adesão e ser aceito.
Se a sua empresa não foi aceita no Simples Nacional em 2023, acompanhe este artigo até o final e saiba o que fazer.
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC), a Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon) e o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon) encaminharam um ofício solicitando a prorrogação do prazo de adesão ao Simples Nacional.
No documento foi pedido para que fossem considerados os acordos e os calendários de outros programas, como o Litígio Zero (com início em fevereiro) e o Relp, que impede as empresas de realizarem as adesões a novos parcelamentos, exceto se desistirem do RELP.
Por conta desses motivos, muitas micro e pequenas empresas brasileiras ficaram impedidas de solicitar a adesão ao Simples Nacional em 2023.
Mesmo após os pedidos dos órgãos ligados diretamente à classe contábil, o prazo para solicitar a opção pelo Simples não foi prorrogado e se encerrou no dia 31 de janeiro de 2023.
Leia também: Limite de faturamento do MEI para R$ 144 mil já foi aprovado?
Durante o período de janeiro de 2023, mais de 417 mil solicitações de opção pelo Simples Nacional 2023 foram feitas:
Essas informações divulgadas pela Receita Federal são parciais, o resultado final será divulgado na 2ª quinzena do mês de fevereiro.
Leia também: Código de acesso Simples Nacional: Entenda o que é e como gerar
Se você não conseguiu solicitar a adesão ao Simples Nacional em 2023, será necessário aguardar até janeiro de 2024 para integrar o Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições.
A solicitação de opção é realizada por meio do Portal do Simples Nacional em:
O Simples é um regime que ajuda muitas empresas brasileiras, mas nem sempre ele será a melhor opção para o seu negócio, realize um planejamento tributário com seu contador e veja qual regime pode suprir as necessidades do seu empreendimento.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em novembro, mais de 18 milhões de famílias receberam o benefício
Confira os novos valores e descontos para profissionais da classe e empresas
Em um mundo de negócios que muda na velocidade da luz, a rigidez pode ser…
A descontinuação da EFD Contribuições será em 2027, ano em que entram em vigor a…
O ex-coordenador-geral de pagamentos e benefícios do INSS, Jucimar Fonseca da Silva, foi preso na…
A contribuição varia de 6% a 12% sobre a remuneração de trabalhadores expostos a agentes…