Categories: ChamadasFique Sabendo

Não conseguiu sacar seu abono salarial? Veja como consultar e habilitar seu PIS/Pasep

O pagamento do PIS/PASEP 2024 já chegou ao fim no mês de agosto. Todavia, muitos trabalhadores estão com dificuldades para sacar o PIS/PASEP 2024. Um dos motivos é por conta de um problema de impedimento. 

Acontece que alguns trabalhadores ao verificar se têm direito ao abono salarial PIS/PASEP, são informados pela Caixa Econômica Federal que não estão habilitados para receber o benefício. Por que será que isso ocorre? Quais os principais motivos?

Vamos te dizer agora. Veja a seguir.

Motivos que impedem de receber o PIS/PASEP

O trabalhador deve ficar atento aos motivos que podem impedi-lo de receber o abono. Um desses motivos é a falta de cumprimento dos requisitos necessários para o saque ou pelo não envio da declaração RAIS por parte do empregador.

A Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) é um relatório de informações socioeconômicas solicitado pelo Ministério do Trabalho e Emprego brasileiro às pessoas jurídicas e outros empregadores anualmente.

Essa exigência é uma forma de controlar os registros do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), dos Sistemas de Arrecadação e de Concessão e Benefícios Previdenciários, além de ser utilizado para identificar os trabalhadores que possuem direito ao abono salarial PIS/PASEP.

Desde 2019, após publicação da Portaria n.º 1.127, as empresas ficam obrigadas a enviar a RAIS com informações dos trabalhadores por meio do eSocial. 

Quem tem direito ao PIS/Pasep?

Para ter direito ao abono salarial PIS/PASEP é preciso:

  • Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
  • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base (2022);
  • Ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, no ano-base considerado para apuração;
  • Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Como habilitar o abono salarial?

O trabalhador não consegue habilitar o PIS/PASEP. Mas existem formas de você solucionar o problema do PIS/PASEP não habilitado. O primeiro passo que você deve tomar é consultar no portal do Governo Federal se a empresa que você trabalha enviou as declarações necessárias dentro do prazo estipulado.

A consulta está disponível  site do RAIS. Estando tudo correto, você deverá buscar esclarecimento sobre sua situação pelo telefone 158 (Alô Trabalho) ou então em alguma agência do Ministério do Trabalho e Previdência.

Outras maneiras de ter informações sobre o abono salarial são: aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Pelo app é possível saber dados sobre os contratos de trabalho antigos e atuais, permite consultar a solicitação do seguro-desemprego e traz todas as informações sobre o pagamento do abono salarial.

Ao fazer login no aplicativo o trabalhador poderá consultar o valor que tem a receber do benefício, o número do seu PIS ou PASEP e a data em que o dinheiro será depositado. 

A consulta também pode ser feita por meio do aplicativo Caixa Trabalhador (disponível para Android e iOS). Neste caso, será possível conferir o calendário de pagamento do benefício e ainda simular o valor do abono a receber conforme a quantidade de meses trabalhados com carteira assinada.

Ana Luzia Rodrigues

Formada em jornalismo há mais de 30 anos, já passou por diversas redações dos jornais do interior onde ocupou cargos como repórter e editora-chefe. Também já foi assessora de imprensa da Câmara Municipal de Teresópolis. Atuante no Jornal Contábil desde 2021.

Recent Posts

Conselho de Contabilidade (CFC) define as anuidades para 2026

Confira os novos valores e descontos para profissionais da classe e empresas

2 horas ago

Reinvenção e Sobrevivência: O Plano B que Salvou 7 Gigantes Corporativas

Em um mundo de negócios que muda na velocidade da luz, a rigidez pode ser…

2 horas ago

Reforma Tributária dará adeus à EFD Contribuições em 2027

A descontinuação da EFD Contribuições será em 2027, ano em que entram em vigor a…

2 horas ago

Ex-coordenador do INSS é preso por determinação da CPMI

O ex-coordenador-geral de pagamentos e benefícios do INSS, Jucimar Fonseca da Silva, foi preso na…

2 horas ago

RAT: Empresas e Receita Federal se enfrentam por cobrança de adicional de aposentadoria especial

A contribuição varia de 6% a 12% sobre a remuneração de trabalhadores expostos a agentes…

4 horas ago

Contabilidade de uma empresa: por onde começar?

Dicas básicas de como iniciar seu negócio de forma assertiva

5 horas ago