Não declarar ações no IR pode gerar multas de alto valor

Contribuintes que investem em ações devem estar atentos no momento de elaborar a declaração do Imposto de Renda (IR). Isto porque, a omissão de ganhos provindos deste tipo, pode gerar um verdadeiro prejuízo para a pessoa. 

De acordo com a Receita Federal, cidadãos que obtiveram ganhos através do Mercado de Ações, devem apresentar tais rendimentos quando forem declarar o IR. Caso contrário, ele estará sujeito a uma multa de até 150% sobre os ganhos em questão. 

Ademais, a cobrança por parte do leão pode ser realizada em até 5 anos após a entrega da entrega da declaração. Dito isso, o ideal é prestar suas contas conforme o regulamento da receita, de modo a evitar futuros transtornos. 

Diante dessa recomendação, separamos neste artigo, um guia de como evitar irregularidades, e prestar seus rendimentos vindos de ações ao Leão. 

Declarar ações no IR –  elaboração

Confira abaixo o passo a passo relacionado ao preenchimento da declaração do Imposto de Renda, quando há ganhos em ações durante o ano de apuração. 

  1. Em primeiro lugar, é preciso saber o campo onde as informações devem estar contidas. No caso de ações, os dados devem ser informados na ficha “Bens e Direitos”;
  2. Procure o grupo 3 referentes às “Participações societária”, no código 1 onde consta às “Ações”;
  3. Vale ressaltar que é preciso abrir um item para cada tipo de ação, a exemplo de ações ordinárias, preferenciais ou units;
  4. Informe o tipo de ação, nome da empresa, código e quantidade de papéis que você possuía até 31 de dezembro de 2021, no campo “Descriminação”;
  5. No caso do CNPJ referente a empresa emissora das ações, haverá um campo específico para tais informações;

Importante!

Nos campos “Situação em 31/12/2020” e “Situação em 31/12/2021”, será preciso apresentar a “posição acionária em reais em cada data”. Sendo assim, atenha-se ao preenchimento dos dois campos, como demonstra abaixo: 

  • Nos casos em que as ações foram compradas em 2021: o primeiro campo deve conter o valor zerado;
  • Nos casos em que as ações foram todas vendidas em 2021: o segundo campo deve ser preenchido com zero.

Por fim, para evitar demais erros, fique ciente de alguns aspectos tais como: não esquecer de declarar os prejuízos, colocar na declaração rendimentos provenientes de contas fora do país e investimentos feitos no exterior, apresentar notas de corretagem e descontar o “dedo duro” ao cumprir com o tributo.  

Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana

Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:

Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, vídeo aulas simples e didáticas, passo a passo de cada procedimento na prática. 

Tudo à sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.

Lucas Machado

Recent Posts

Imposto sobre herança: o que você precisa saber sobre o ITCMD em 2025

Fique por dentro de tudo a respeito do imposto sobre herança

15 horas ago

Trabalhadores estão antecipando o FGTS antes da nova regra; entenda

Com 52% planejando antecipar o FGTS antes da nova regra, entenda o que muda, quem…

15 horas ago

Guia do Trabalhador: 6 direitos garantidos pela CLT em 2025

Lei trabalhista em vigor traz muitos benefícios aos trabalhadores e a maioria desconhece

15 horas ago

Contabilidade: imensa transformação que aguarda o setor em 2026

O papel do contador está sendo reimaginado no mercado brasileiro, migrando da conformidade para a…

16 horas ago

Correios em crise: o retrato da ineficiência e do uso político das estatais brasileiras

Durante décadas, os Correios foram símbolo de confiança. A empresa pública entregava cartas, encomendas e…

18 horas ago

Saque-aniversário do FGTS sob novas regras a partir de novembro. Confira!

Confira como as mudanças afetam os trabalhadores em 2025

19 horas ago