Artigos Internacionais
Não fiquei muito feliz com isso: Obama critica Trump na COP26
O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou a Glasgow para falar na Conferência do Clima das Nações Unidas ou COP26.
“Temos que agir agora para ajudar na adaptação e resiliência”, disse o ex-presidente dos Estados Unidos aos delegados na COP26 , ao relembrar suas experiências de infância enquanto crescia no Havaí.
“Nossas ilhas estão mais ameaçadas do que nunca”, disse Obama, acrescentando que as nações ricas têm um “fardo adicional” para garantir que a ajuda seja fornecida aos mais vulneráveis.
“É um lembrete de que se todos vocês quiserem remar uma canoa é melhor que todos estejam remando na mesma direção e ao mesmo tempo, cada remo deve se mover em uníssono, essa é a única maneira de avançar”, disse o ex-presidente dos Estados Unidos disse ao exortar as pessoas reunidas na COP26 a trabalharem juntas.
“Quando se trata do planeta , o tempo está se esgotando, disse Obama, acrescentando:“ Não fizemos o suficiente, temos que fazer mais. Depende de você, não apenas das pessoas presentes na sala. “
Obama disse que “progresso significativo” foi alcançado desde o acordo de Paris , mas há “promessa de mais progresso”. Obama disse na cúpula que 3 milhões de pessoas trabalham em empregos de energia limpa nos Estados Unidos.
“Parte do nosso progresso parou nos Estados Unidos quando meu antecessor se retirou do acordo climático de Paris. Não fiquei muito feliz com isso”, disse Obama referindo-se ao governo anterior de Trump .
“Foi decepcionante ver a China e a Rússia não comparecerem ao evento, disse Obama, acrescentando:” Precisamos da liderança da Europa, Estados Unidos, China, Índia e Rússia nessas questões “.
Obama afirmou que poderia ter feito mais no clima se houvesse uma “maioria estável no Congresso” durante sua presidência, pois disse que a “reconstrução” de Biden melhor seria boa. “Ele quer fazer mais”, disse o ex-presidente dos Estados Unidos.
“Minha mensagem aos jovens começa reconhecendo que vocês têm o direito de se sentir frustrados. As pessoas da minha geração não fizeram o suficiente”, reconheceu Obama.
Obama disse que sua mãe sempre lhe dizia para “se ocupar, não ficar de mau humor, mudar o que é necessário para mudar” e é isso que os jovens estão fazendo, disse ele.
” Greta Thunberg está fazendo isso, temos muitas Greta no mundo.”
“Esses jovens estão criando um movimento através das fronteiras para fazer as pessoas da minha geração trabalharem pela bagunça que eles criaram”, disse ele.
“Os jovens entendem essas questões, mas nem sempre votam”, acrescentou Obama.
Vários países prometeram acabar com o desmatamento e eliminar o carvão. No entanto, a Austrália disse na segunda-feira que continuará a vender carvão “décadas no futuro”.
A cúpula entrou na semana final, enquanto os países lutam com as questões da mudança climática. Um relatório divulgado durante a cúpula disse que as nações mais vulneráveis testemunharão uma queda no PIB em média até 2050 de pelo menos 20%. Ecoando os pensamentos de Obama, o relatório afirma que as nações com pequenas ilhas são mais vulneráveis ao aumento do nível do mar e às tempestades.
(Com contribuições de agências)
-
Reforma Tributária4 dias agoReforma: Nota Técnica traz mudanças em relação a locação de imóveis na NFS-e
-
Contabilidade5 dias agoNovo módulo da Receita Federal muda regras para abertura de empresas a partir de dezembro
-
Imposto de Renda4 dias agoReceita paga HOJE lote de restituição do IR com mais de R$ 490 milhões
-
MEI4 dias agoPlano de saúde para MEI em São Paulo: como usar seu CNPJ para pagar menos?
-
INSS4 dias agoVocê conhece o auxílio-acidente e como fazer seu cálculo? Veja aqui!
-
Reforma Tributária5 dias agoO fim da guerra fiscal: por que o mapa competitivo das empresas vai mudar nos próximos anos
-
CLT5 dias agoQuais as consequências na recusa em cumprir aviso prévio?
-
CLT4 dias agoMTE inicia a cobrança das empresas que não estão declarando ou recolhendo as prestações de empréstimo consignado

Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.