Artigos Internacionais
Não fiquei muito feliz com isso: Obama critica Trump na COP26
O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou a Glasgow para falar na Conferência do Clima das Nações Unidas ou COP26.
“Temos que agir agora para ajudar na adaptação e resiliência”, disse o ex-presidente dos Estados Unidos aos delegados na COP26 , ao relembrar suas experiências de infância enquanto crescia no Havaí.
“Nossas ilhas estão mais ameaçadas do que nunca”, disse Obama, acrescentando que as nações ricas têm um “fardo adicional” para garantir que a ajuda seja fornecida aos mais vulneráveis.
“É um lembrete de que se todos vocês quiserem remar uma canoa é melhor que todos estejam remando na mesma direção e ao mesmo tempo, cada remo deve se mover em uníssono, essa é a única maneira de avançar”, disse o ex-presidente dos Estados Unidos disse ao exortar as pessoas reunidas na COP26 a trabalharem juntas.
“Quando se trata do planeta , o tempo está se esgotando, disse Obama, acrescentando:“ Não fizemos o suficiente, temos que fazer mais. Depende de você, não apenas das pessoas presentes na sala. “
Obama disse que “progresso significativo” foi alcançado desde o acordo de Paris , mas há “promessa de mais progresso”. Obama disse na cúpula que 3 milhões de pessoas trabalham em empregos de energia limpa nos Estados Unidos.
“Parte do nosso progresso parou nos Estados Unidos quando meu antecessor se retirou do acordo climático de Paris. Não fiquei muito feliz com isso”, disse Obama referindo-se ao governo anterior de Trump .
“Foi decepcionante ver a China e a Rússia não comparecerem ao evento, disse Obama, acrescentando:” Precisamos da liderança da Europa, Estados Unidos, China, Índia e Rússia nessas questões “.
Obama afirmou que poderia ter feito mais no clima se houvesse uma “maioria estável no Congresso” durante sua presidência, pois disse que a “reconstrução” de Biden melhor seria boa. “Ele quer fazer mais”, disse o ex-presidente dos Estados Unidos.
“Minha mensagem aos jovens começa reconhecendo que vocês têm o direito de se sentir frustrados. As pessoas da minha geração não fizeram o suficiente”, reconheceu Obama.
Obama disse que sua mãe sempre lhe dizia para “se ocupar, não ficar de mau humor, mudar o que é necessário para mudar” e é isso que os jovens estão fazendo, disse ele.
” Greta Thunberg está fazendo isso, temos muitas Greta no mundo.”
“Esses jovens estão criando um movimento através das fronteiras para fazer as pessoas da minha geração trabalharem pela bagunça que eles criaram”, disse ele.
“Os jovens entendem essas questões, mas nem sempre votam”, acrescentou Obama.
Vários países prometeram acabar com o desmatamento e eliminar o carvão. No entanto, a Austrália disse na segunda-feira que continuará a vender carvão “décadas no futuro”.
A cúpula entrou na semana final, enquanto os países lutam com as questões da mudança climática. Um relatório divulgado durante a cúpula disse que as nações mais vulneráveis testemunharão uma queda no PIB em média até 2050 de pelo menos 20%. Ecoando os pensamentos de Obama, o relatório afirma que as nações com pequenas ilhas são mais vulneráveis ao aumento do nível do mar e às tempestades.
(Com contribuições de agências)
-
Contabilidade4 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional4 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Simples Nacional1 dia ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Reforma Tributária4 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Negócios4 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Contabilidade3 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
Simples Nacional2 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
CLT3 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep