Não fui aprovado no empréstimo Caixa Tem. O que posso fazer?

O empréstimo Caixa Tem é uma nova linha de crédito lançada pela Caixa no final de setembro. Trata-se de um programa de empréstimos cujos valores são  entre R$ 300 e R$ 1 mil e se destina para a população de baixa renda, entretanto os juros altos levantam controvérsias entre economistas.

A linha de crédito surge como uma alternativa ao Auxílio Emergencial que terminou de ser pago essa semana. O crédito é oferecido para todas as pessoas que utilizam o aplicativo Caixa Tem e que já tenham realizado a atualização de seus dados, transformando sua conta de Poupança Social Digital Caixa para Poupança Digital+. 

Os empréstimos serão realizados de forma gradual, segundo o mês de nascimento de cada pessoa. Contudo, algumas pessoas ainda têm dificuldades em realizar o procedimento. É o seu caso? Acompanhe a leitura.

O que fazer se meu crédito não foi aprovado?

A primeira coisa é ficar atento aos critérios de aprovação do empréstimo, pois a Caixa levanta alguns pré-requisitos para avaliar a sua solicitação. Recomenda-se que se verifique se há alguma restrição no CPF do solicitante. Caixa pode negar crédito para pessoas inadimplentes.

A outra recomendação consiste na quantidade de empréstimos do usuário em questão. A Caixa irá levar em consideração se há outro empréstimo que possa comprometer o pagamento.

Por conta da contratação ser toda através do aplicativo do Caixa Tem (Disponível no Google Play, ou outras lojas de aplicativos gratuitamente), alguns usuários encontram dificuldade para recorrer à decisão negada.

Não consigo solicitar o empréstimo

Se o problema consiste na impossibilidade de contratar o empréstimo ou de fazer as simulações, a Caixa sugere que você tente atualizar o aplicativo, pois pode ser um problema da plataforma.

Se você já sabe o que fazer para conseguir o empréstimo Caixa Tem, porém a sua solicitação foi negada, há sempre a possibilidade de tentar novamente. Contudo, se as questões de restrição de nome e empréstimos continuarem, não há muito o que fazer. A não ser conseguir quitar sua dívida e tirar o nome da lista dos órgãos de proteção ao crédito como Serasa e SPC.

Quais as modalidades de empréstimo?

O crédito será contratado de forma 100% digital. É necessário atualizar o aplicativo e também o cadastro para ter acesso à nova função. 

Há duas modalidades de empréstimos: a pessoal, para cobrir despesas gerais e pagamentos de contas, e que tem livre destinação; e o Crédito Caixa Tem para Seu Negócio, que pode ser utilizado para pagar fornecedores, salários de ajudantes ou funcionários, contas de água, luz, telefone ou aluguel e compras de matérias-primas ou produtos para revenda. 

Nas duas linhas de crédito, a Caixa disponibiliza empréstimos com taxa de juros de 3,99% ao mês e pagamento em até 24 parcelas. O dinheiro é creditado na Poupança Digital+ do Caixa Tem, e as parcelas mensais são debitadas também da conta digital.

Ana Luzia Rodrigues

Formada em jornalismo há mais de 30 anos, já passou por diversas redações dos jornais do interior onde ocupou cargos como repórter e editora-chefe. Também já foi assessora de imprensa da Câmara Municipal de Teresópolis. Atuante no Jornal Contábil desde 2021.

Recent Posts

Enem 2025: participantes já podem conferir os locais de prova

Cartão de Confirmação de Inscrição está disponível na Página do Participante

2 horas ago

Como o consumo inteligente está mudando hábitos e estilos de vida?

Consumo inteligente transforma hábitos diários e promove sustentabilidade, economia e bem-estar com ajuda da tecnologia…

4 horas ago

Mês das Micro e Pequenas Empresas: 5 tendências que vão guiar os negócios em 2026

Outubro celebra as MPEs, que representam 90% das empresas formais no Brasil; especialista da vhsys…

5 horas ago

SPED: Receita publica novas regras para CBS, IBS e IS na EFD ICMS/IPI

Confira as atualizações do SPED que detalham o tratamento fiscal dos novos tributos da Reforma…

6 horas ago

Receita esclarece sobre IOF em novas linhas de crédito rural e habitacional

Instrução Normativa atende a pedido de bancos e visa garantir segurança jurídica em operações criadas…

9 horas ago

Reforma Tributária: adaptar-se é questão de sobrevivência

Por Rodrigo Sartorio, diretor de produtos da TOTVS A aprovação da Reforma Tributária, instituída pela…

10 horas ago