Chamadas
Negociar suas dívidas é o melhor caminho para recuperar o crédito
Mais de 62 milhões de consumidores brasileiros estão com o nome negativado nos órgãos de proteção ao crédito, como revela o Mapa da Inadimplência no Brasil de 2021.
Essa situação torna a realidade de muitas famílias mais difícil, uma vez que restringe o acesso ao crédito e inviabiliza a realização de projetos pessoais e profissionais que dependem de recursos financeiros.
Recuperar o crédito é possível. Segundo a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado de São Paulo (Procon-SP), a retomada começa pela compreensão da extensão do problema.
Muitas pessoas que estão inadimplentes não sabem que se encontram nessa condição, por isso, é recomendável fazer uma checagem periódica do CPF.
Para a verificação, basta consultá-lo gratuitamente, pela internet, nos sites dos órgãos de proteção ao crédito. Caso a inadimplência seja confirmada, o Procon-SP orienta analisar qual é o valor devido, quem são os credores e quais são as taxas de juros. Ao fazer essa identificação, o próximo passo é se preparar para a renegociação de dívida.
Essa etapa pode ser mais simples do que muitos imaginam. Há a possibilidade, por exemplo, de o consumidor negociar pela internet a dívida com empresas de diferentes segmentos.
Nessa modalidade, é comum o consumidor ter acesso a descontos e condições flexíveis de parcelamento, o que pode facilitar o processo de negociação.
Se preferir, o consumidor também pode optar por entrar em contato direto com a firma onde possui o débito em aberto. De acordo com o Procon-SP, durante essa conversa é importante propor condições de pagamento e de prazo que caibam no orçamento.
Como fica o acesso ao crédito
Após o pagamento da primeira parcela de renegociação – ou do valor integral, caso o acordo tenha sido feito à vista –, o consumidor tem o nome retirado da lista de negativados em até cinco dias úteis.
No entanto, a retomada do acesso ao crédito não segue o mesmo ritmo. Isso porque muitas instituições financeiras analisam o histórico do cliente antes de conceder cartão de crédito, cheque especial, empréstimo pessoal ou financiamento.
O histórico é verificado por meio de uma consulta ao score, também conhecido como pontuação de crédito. Na prática, trata-se de um sistema que mostra a probabilidade de o consumidor pagar as contas em dia.
Isso é feito por meio de um esquema de pontuação, que varia entre zero e mil, sendo que quanto mais baixo, maior é o risco de inadimplência.
Quando o consumidor atrasa o pagamento das contas e tem o nome negativado, a pontuação do score diminui.
Por isso, pode ocorrer de empresas e instituições financeiras negarem o acesso ao crédito mesmo após a retirada do nome da lista de negativados dos órgãos de proteção ao crédito.
No entanto, há bancos e lojas que têm trabalhado com alternativas para quem está com o score baixo.
Já há no mercado opções de cartão de crédito fácil de aprovar, que não consideram o histórico do consumidor.
Dicas para quem saiu da inadimplência
Algumas medidas podem ajudar na recuperação do crédito junto a instituições financeiras após resolver a situação da inadimplência. A primeira delas é aguardar alguns meses após a quitação da dívida para fazer uma solicitação.
O ideal é que o consumidor busque essa opção de forma moderada. O Procon-SP alerta sobre as altas taxas de juros desse tipo de operação, sobretudo, do cartão de crédito.
No entanto, caso não seja possível aguardar, a apresentação do comprovante de renda e a escolha de credores diferentes podem ajudar no recebimento de uma resposta positiva.
Manter o pagamento das contas em dia é a melhor alternativa para assegurar o equilíbrio das finanças e, consequentemente, o acesso ao crédito quando necessário.
Outra dica importante para quem saiu da inadimplência é evitar ter muitas contas bancárias. Manter várias contas abertas dá indícios de que o consumidor está em busca de crédito com diferentes instituições.
Isso pode não ser positivo para o score de crédito. Fechar contas bancárias que não são necessárias é um passo importante para quem busca se manter com a vida financeira em dia.
-
Reforma Tributária4 dias agoReforma: Nota Técnica traz mudanças em relação a locação de imóveis na NFS-e
-
Contabilidade5 dias agoNovo módulo da Receita Federal muda regras para abertura de empresas a partir de dezembro
-
Imposto de Renda4 dias agoReceita paga HOJE lote de restituição do IR com mais de R$ 490 milhões
-
MEI4 dias agoPlano de saúde para MEI em São Paulo: como usar seu CNPJ para pagar menos?
-
INSS4 dias agoVocê conhece o auxílio-acidente e como fazer seu cálculo? Veja aqui!
-
Reforma Tributária5 dias agoO fim da guerra fiscal: por que o mapa competitivo das empresas vai mudar nos próximos anos
-
CLT5 dias agoQuais as consequências na recusa em cumprir aviso prévio?
-
CLT4 dias agoMTE inicia a cobrança das empresas que não estão declarando ou recolhendo as prestações de empréstimo consignado

Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.