Designed by @user5751350 / freepik
Você que é uma softwarehouse desenvolvedora de sistema de gestão empresarial (ERP), provavelmente tem ou já teve dificuldades em encontrar bons programadores, não é mesmo? Os bons profissionais já estão trabalhando e custam caro. O salário de programador, em geral, está entre os mais altos do mercado de trabalho hoje, chegando a 8 mil reais. Um recém-formado, que custaria menos, em contrapartida precisa de treinamento e muita ajuda.
O fato é que os programadores estão praticamente isentos de qualquer crise econômica e a tendência é que essa remuneração só fique mais alta. Algumas pesquisas de consultorias de Recursos Humanos demonstram forte aumento salarial nos próximos anos, impulsionado pela transformação digital e consequente valorização da segurança e inteligência de dados.
Outro ponto importante que deve ser considerado é que para criar um sistema de gestão empresarial do zero, leva-se muito tempo. Com 2 a 3 programadores envolvidos, um software leva, no mínimo, de 6 meses a 1 ano para ser desenvolvido, dependendo da tecnologia escolhida.
Manter sistemas realmente eficientes não é uma tarefa simples, tampouco barata. Sem dúvidas, gasta-se tempo, dinheiro e recursos de desenvolvimento para criar funcionalidades e mantê-las sempre atualizadas.
Se você tem um sistema ERP Windows e quer migrá-lo para web, quanto tempo você vai demorar? Será que o mercado pode esperar e, quando você finalizar, será que não precisa de novas atualizações? E não estamos falando aqui de atualizações puramente tecnológicas. Quem empreende nesta área, sabe que também existe um trabalho complexo – e constante – de atualização da parte tributária. Sistemas de ERP demandam que a emissão, controle e recebimento fiscal estejam em conformidade com as exigências. Afinal, a legislação fiscal está sempre em constantes mudanças.
Ciente dessas dificuldades, porque não partir para uma opção de negócio que já está pronta e não te dará mais nenhuma preocupação neste sentido? O conceito de White Label tem se tornado uma opção vantajosa para negócios relacionados à ERP.
Um sistema de gestão empresarial que roda na web, é atualizada, e pode ter a sua marca estampada é uma excelente escolha. Não por acaso, esse setor está super aquecido. Estudos da The Software Alliance (BSA.org,) mostram que o mercado de ERP global irá mais que dobrar de tamanho ao longo dos próximos oito anos, chegando à marca de 74 bilhões de dólares até 2026.
Neste sentido, não podemos também deixar de lado outra questão. O custo de uma empresa é um fator importante para a tomada de decisão e, ao terceirizar esse serviço de manutenção e atualização do software, é possível eliminar processos, como a contratação de equipe, investimentos em treinamentos para capacitação em novas tecnologias ou para a compra de mais equipamentos de hardware.
Mais do que isso, esses sistemas costumam ser soluções bem completas, que já vêm integradas com as principais plataformas do mercado, como marketplaces e e-commerces.
Adquirir sistemas de qualidade e com alto desempenho tecnológico, além de otimizar o trabalho e reduzir os custos na sua softwarehouse, só tende a agregar inteligência ao negócio e fidelizar mais clientes.
Robinson Idalgo – criador do Revenda Software. Mais informações no site: www.revendasoftware.com.br
DICA EXTRA DO JORNAL CONTÁBIL : MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio. Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar. Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com contador e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta. E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio. Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…