Nesta quinta-feira (25), foi divulgado que a Neuralink, empresa de Elon Musk, recebeu autorização da Food and Drug Administration (FDA), a Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos, para conduzir estudos envolvendo implantes cerebrais em seres humanos.
De acordo com informações fornecidas pela própria empresa, esse será o primeiro ensaio clínico realizado em seres humanos utilizando o dispositivo.
O propósito desse estudo é abordar doenças graves que atualmente não possuem cura, como paralisia e cegueira.
A Neuralink anunciou que está em desenvolvimento de um implante com a capacidade de permitir que pessoas voltem a andar e potencialmente curem outras doenças neurológicas.
A empresa expressou gratidão pela colaboração próxima com a Food and Drug Administration (FDA) e descreveu esse marco como um passo significativo que poderá beneficiar muitas pessoas no futuro.
Durante uma apresentação da Neuralink em dezembro, Elon Musk afirmou: “Trabalhamos duro para estarmos prontos para nosso primeiro implante humano e, obviamente, queremos ser extremamente cuidadosos e garantir que funcione perfeitamente antes de implantá-lo em um ser humano”.
A empresa tem como objetivo tornar esses implantes seguros e confiáveis o suficiente para serem usados em cirurgias eletivas, e espera que os interessados paguem uma quantia significativa para equipar seus cérebros com capacidade computacional.
Musk acredita que esses implantes permitirão que a humanidade alcance uma “simbiose com a IA (inteligência artificial)”, conforme mencionado em seu discurso durante uma conferência anual da empresa em 2020.
Em várias ocasiões, ele expressou preocupação com os perigos da IA e manifestou seu medo de que ela possa superar os seres humanos e assumir o controle.
Leia Também: Implantes No Cérebro Fazem Tetraplégico Voltar A Caminhar
A Neuralink é uma empresa fundada por Elon Musk com o objetivo de desenvolver interfaces cérebro-máquina (ICMs), também conhecidas como implantes cerebrais.
Essa tecnologia visa criar uma conexão direta entre o cérebro humano e dispositivos eletrônicos, permitindo a comunicação e interação entre o cérebro e sistemas externos.
O objetivo principal da Neuralink é avançar no campo da neurotecnologia para tratar e melhorar condições médicas neurológicas, bem como explorar o potencial de aprimoramento humano.
Através de implantes cerebrais, a empresa busca desenvolver soluções para doenças como paralisia, cegueira e outros distúrbios neurológicos, proporcionando maior controle e funcionalidade aos indivíduos afetados.
Além disso, Elon Musk também mencionou a visão de alcançar uma “simbiose com a IA”, em que a interface cérebro-máquina poderia permitir que os seres humanos acompanhassem o avanço da inteligência artificial, evitando a possibilidade de ficarem em desvantagem.
No entanto, é importante ressaltar que essa tecnologia ainda está em estágios iniciais de desenvolvimento e requer mais pesquisas e testes clínicos para ser amplamente utilizada.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Ficar atento aos direitos autorais faz parte do papel do contador para orientar seus clientes
Quer saber quanto é o valor pago pelo INSS pelo auxílio-acidente? Veja aqui.
Trata-se da entrada em produção do Módulo de Administração Tributária que traz impacto para a…
Plano de saúde para MEI pode ser a alternativa mais econômica para microempreendedores que desejam…
O DAS Avulso é uma guia que reúne em um único documento os impostos municipais,…
Este lote vai beneficiar 214 mil contribuintes.