Imagem: freepik / logo NFS e / editado por Jornal Contábil
No primeiro dia de dezembro de 2022 a Receita Federal realizou o lançamento do aplicativo da NFS-e, a Nota Fiscal Eletrônica de Serviços. A finalidade do aplicativo é ajudar o empreendedor.
O prestador de serviços que utilizar o novo aplicativo poderá emitir notas eletrônicas, consultar documentos lançados e verificar eventuais registros ainda não transmitidos.
Acompanhe este artigo até o final e saiba mais sobre o novo aplicativo da Receita Federal para emissão de NFS-e.
Boa leitura!
O aplicativo da NFS-e está disponível nas lojas de aplicativo para iOS e Android, ele busca simplificar a rotina dos prestadores de serviços, que podem contar com o Módulo Emissor da NFS-e Nacional no smartphone, podendo realizar esse processo de uma maneira prática.
Quando o prestador de serviço for emitir uma nova nota, o App da NFS-e solicita poucas informações:
Protegido por senha (ou biometria, se disponível no smartphone), o sistema também permite a emissão de NFS-e mesmo sem acesso à internet.
O App informa que o aparelho não está conectado a intenção e solicita que as notas fiscais geradas sejam enviadas ao município quando a conexão for restabelecida.
Leia também: Microempreendedor terá que emitir NFS-e a partir de janeiro 2023
O lançamento deste aplicativo faz parte do projeto da NFS-e, esse é apenas uma de diversas soluções tecnológicas que ajuda os fiscos municipais e do Distrito Federal, afinal, o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS ou ISSQN) é de competência dos municípios e do DF.
O aplicativo NFS-e traz uma padronização benéfica, a Plataforma de Administração Tributária Digital da NFS-e soluciona o problema da falta de padronização no setor.
São 5.570 legislações e Notas Fiscais de Serviço distintas no Brasil, uma para cada cidade, além disso, existem diferentes modos de apurações.
“O projeto padroniza o modelo de documento fiscal e disponibiliza uma cesta de produtos tecnológicos” para todo o Brasil, explica o auditor-fiscal da Receita Federal, Gustavo Jubé Xavier Nunes, gerente do projeto da NFS-e.
Leia também: Sistema de emissão da NFS-E será pelo portal do Simples Nacional
No meio deste ano foi celebrado convênio entre as administrações tributárias da União, do Distrito Federal e dos municípios para a criação do padrão nacional da NFS-e. 119 municípios brasileiros já aderiram (16 capitais).
Por enquanto, o aplicativo vai atender somente contribuintes com inscrição nos municípios que já aderiram ao convênio e permitem a utilização dessa solução.
Entretanto, a partir de janeiro de 2023 o aplicativo vai estar disponível para todos os MEIs.
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…