Se você está planejando abrir sua empresa, saiba que é necessário conhecer alguns documentos importantes no mundo dos negócios, principalmente aqueles que garantem a formalização da sua empresa de acordo com a legislação.
Um desses termos é o NIRE (Número de Identificação do Registro de Empresas), utilizado para comprovar a existência da empresa assim como a sua legalidade.
Desta forma, na matéria de hoje vamos explicar o que é NIRE e como obtê-lo, por isso, continue conosco e fique por dentro do assunto.
Trata-se de um número formado por 11 dígitos onde constam informações como a Unidade de Federação (UF), mais o tipo de empresa e um dígito verificador.
O NIRE foi estabelecido em 1994, sendo obrigatório para empresas que atuam no setor comercial, o que torna possível a garantia de segurança e eficácia aos atos jurídicos realizados pela empresa.
No entanto, a lei N° 13.874/2019, determinou o fim da exigência desse registro, porém, o NIRE garante vários benefícios às empresas.
Saiba que ter o NIRE em mãos, garante a obtenção do seu CNPJ, então, as empresas devem fazer o registro e, depois disso, com o CNPJ em mãos, pedir a Inscrição Estadual junto às Secretarias de Fazenda dos Estados para início de suas atividades voltadas à venda de mercadorias, por exemplo.
Mas não confunda o NIRE com a Inscrição Estadual, pois esta última se trata do registro sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), assim, a empresa pode comercializar produtos ou serviços.
Se você já possui uma empresa, saiba que o NIRE pode ser consultado por meio do CNPJ no site da Junta Comercial do seu estado.
Outra opção é ir até a sede do órgão.
No caso do MEI (microempreendedor individual) pode ser conferido no Portal do Empreendedor.
Mas se você ainda não têm o NIRE da empresa e quer saber como obter esse número, saiba que o registro é feito na própria Junta Comercial.
Antes, verifique se existe outra empresa com o mesmo nome fantasia que você pretende registrar.
Feito isso, basta se apresentar na Junta Comercial com os seguintes documentos:
Caso sejam feitas alterações nos dados empresariais, também é preciso atualizar as informações registradas na Junta Comercial.
Mesmo não sendo um item obrigatório, há alguns benefícios do NIRE para as empresas:
Por: Samara Arruda
Novo sistema permite que mais de 16 milhões de microempreendedores definam seu plano de pagamento
A ferramenta consolida informações sobre o estoque de créditos tributários sob gestão da instituição
O governo anunciou que o Programa Reforma Casa Brasil entrará em vigor a partir do…
Os cassinos online cresceram num ritmo impressionante nos últimos anos — tanto no Brasil quanto…
As entidades sindicais com cadastro ativo no CNES não sofrerão nenhum impacto no seu registro…
A aprovação da Reforma Tributária no Brasil, com a transição para o Imposto sobre Valor…