Carreira
Nômades Digitais X legislações de permanência dos locais de destino: É possível resolver esse problema
Nos últimos anos, ser um nômade digital tornou-se tendência ao redor do mundo. Afinal, com alternativas de trabalho como o anywhere office (escritório em qualquer lugar, em tradução livre), por exemplo, as pessoas conquistaram a oportunidade de trabalhar em qualquer lugar do mundo que tenha acesso à internet.
Segundo informações do relatório Global de Tendências Migratórias 2022, produzido pela Fragomen, empresa especializada em serviços de imigração mundial, a quantidade de pessoas que se denominam nômades digitais já ultrapassa a marca de 35 milhões.
Em outras palavras, a expectativa é de que esse número cresça cada dia mais, graças a fatores como a expansão do acesso à internet em diversas partes do mundo e, claro, a consolidação de outros modelos de trabalho como home office.
Dessa forma, muitos devem estar se perguntando: como posso me tornar um nômade digital, sem me preocupar com a legislação local de cada país? Bom, na maioria dos casos, apenas ter uma dupla cidadania europeia já ajuda. Já que por meio dela, as pessoas conquistam livre acesso à maioria dos países da Europa.
Outra dica interessante é se atentar às limitações do uso do passaporte brasileiro em alguns países da União Europeia. Isso porque quem deseja permanecer mais do que 90 dias em um mesmo continente, precisa correr atrás de um visto especial.
Então, vale checar se o país de destino não possui algum visto específico para nômades digitais. Portugal, Espanha, Grécia, Itália e Alemanha, por exemplo, passaram a oferecer esse benefício a fim de evitar que os nômades permaneçam no país de forma irregular e, ainda, favorecer a economia local.
Leia também: Nômade Digital: Três Principais Áreas, O Que É E Quais Os Benefícios Desse Modelo De Trabalho!
Por fim, mas não menos importante, pesquise sobre a legislação vigente do país de destino! Dessa forma, você evitará problemas desagradáveis que poderão aparecer durante o seu período de viagem.
Por Rafael Gianesini é co-fundador da Cidadania4U – primeira empresa brasileira criada com o objetivo de auxiliar pessoas a obter a cidadania europeia de forma transparente e prática e em um ambiente 100% online.
-
Contabilidade5 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional5 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Reforma Tributária5 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Simples Nacional2 dias ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Simples Nacional3 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
Negócios5 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Contabilidade4 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
CLT4 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep