Chamadas
Nome sujo é impedimento para abrir uma empresa?
Em tempos de crise econômica muitas pessoas ficam imaginando o que fazer para pagar suas contas e não ficar com o nome sujo. Mas a pessoa que está com o nome sujo pode abrir uma empresa?
Neste caso, a resposta é sim! É possível abrir uma empresa com o nome sujo. No entanto, há outras restrições que precisam ser observadas, em caso de manter o seu CPF negativado.
Basicamente, uma pessoa que tem o “nome sujo” é alguém que comprou um produto ou serviço, não pagou e teve seu nome apontado/negativado nas listas dos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa, SPC Brasil.
Você pode estar com o seu CPF irregular ou com o nome sujo. Mas existe uma diferença entre essas duas situações.
Qual a diferença entre nome sujo e CPF irregular?
O brasileiro costuma confundir o estar com o nome sujo ser a mesma coisa de estar com o CPF irregular, no entanto, existe uma diferença.
Nome Sujo: é quando uma pessoa deixa de pagar alguma dívida a uma empresa, o que vai impactar no histórico do pagador.
Quando você for realizar alguma compra a prestação, ou seja, pedir que haja um parcelamento, a loja vai fazer uma análise para se proteger financeiramente, ou seja, ela vai verificar o seu histórico de pagador. Ter nome sujo, impede também o acesso ao crédito ou empréstimos.
CPF Irregular: é quando a pessoa descumpre regras relacionadas ao governo, entre elas, não realizar a Declaração de Renda ou estar com Título de Eleitor desregularizado. Neste caso, sua situação envolve a Receita Federal.
Por isso, fique atento, isso pode impedir você de abrir sua empresa. Para evitar problemas, o melhor a fazer é regularizar sua situação cadastral junto à Receita, o que pode ser feito diretamente pelo seu site.
Mesmo que o seu CPF esteja irregular você vai poder pagar suas dívidas e ter novamente o nome “limpo”.
Como descobrir se o nome está sujo?
Quando o cidadão deseja saber se seu nome está sujo, pode fazer uma consulta em um serviço de proteção ao crédito, como por exemplo, Serasa e o Boa Vista SCPC. Veja o score de crédito, que é sua pontuação relacionada ao seu histórico como pagador.
Mas também é aconselhável manter o CPF regular para não ter nenhuma surpresa desagradável na hora de abrir uma empresa. Neste caso, você pode fazer uma consulta ao site da Receita Federal, acessando com o número do CPF e data de nascimento.
Quanto tempo o nome permanece sujo?
Uma dívida vai prescrever após cinco anos. Depois desse prazo, o seu nome é retirado da lista de órgãos de proteção ao crédito.
Mas fique atento, isso não significa que sua dívida deixou de existir. Você continua devendo a empresa onde realizou sua compra e não pagou. Isso significa que o seu nome sai da lista de negativados, mas você continua com aquela pendência e será cobrado normalmente.
-
Contabilidade4 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional4 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Simples Nacional1 dia ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Reforma Tributária4 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Negócios4 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Contabilidade3 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
Simples Nacional2 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
CLT3 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep