Como bem se sabe, uma boa parcela da população brasileira está em inadimplência, situação esta mais conhecida pelo termo “nome sujo”. Conforme o SPC Brasil, 4 em cada 10 cidadãos possuem restrições no CPF, isto é, a condição de negativa já é uma realidade das conjunturas sociais do país.
Em geral, sujeitos que estão nessa condição, representam para o mercado aqueles que não arcam com suas dívidas, ou seja, sob ótica das instituições credoras “negativado” é sinônimo de mal pagador. No entanto, é importante destacar que o descontrole financeiro não é o único fator que indica o cenário de negativados do país, até porque, estamos falando de um problema social.
Como previamente dito, não é “um ou outro” brasileiro que está com o nome sujo, são milhares de cidadãos que enfrentam a inadimplência no país. Portanto, são vários os motivos que desembocam nas referidas conjunturas, cabendo destaque para fatores como o desemprego, e uma baixa renda familiar, além da desigualdade social que assola o país a tempos.
No entanto, o intuito deste artigo é apresentar estratégias que podem ajudar o cidadão a contornar esse cenário, e promover uma boa organização financeira. Em suma, conseguir sair da inadimplência, além de ser um verdadeiro remédio para a saúde mental, cria uma boa reputação para o consumidor no mercado de crédito.
Atualmente existem diversos canais que oferecem a consulta gratuita do CPF. Através dos meios digitais já é possível saber quais dívidas estão no seu nome, e qual é sua reputação no mercado.
Dentre as opções disponíveis na rede, a mais famosa é a Serasa, onde é possível consultar o score, conferir o histórico de dívidas, pendências em aberto, entre outras opções. Contudo, o cidadão ainda pode optar por outras plataformas que oferecem, basicamente, este mesmo tipo de serviço, a exemplo do SPC Brasil e do Boa Vista SCPC. As três opções possuem canais de consulta por meio de sites ou aplicativos.
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…
O levantamento também revela os 10 produtos que mais despertam o interesse de compra dos…