Como Escolher os Melhores Nichos para Elevar a Receita de Empresas Contábeis
As Normas Brasileiras de Contabilidade foram estabelecidas para regulamentar a profissão contábil no país. Elas foram criadas em 1976 e passaram por algumas alterações em 2006, levando em consideração a necessidade de serem estabelecidos padrões técnicos e éticos da profissão contábil.
Desta forma, também estão alinhadas alinhadas com as normas internacionais. Por isso, hoje vamos falar sobre a importância das normas e quais devem ser seguidas pelas empresas, a fim de garantir a sua regularidade.
Então, continue acompanhando esse artigo e veja as principais normas regulamentadas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC).
Para que você entenda melhor, conheça a classificação das Normas Brasileiras de Contabilidade:
Normas profissionais: estabelecem as regras para a realização das atividades dos contadores, ficando da seguinte forma:
Normas técnicas: estão relacionadas às questões essenciais das atividades desenvolvidas pelos contadores, sendo assim, as normas técnicas são responsáveis por regulamentar situações da rotina contábil.
Dentre elas estão incluídos conceitos e procedimentos contábeis, como por exemplo:
As Normas Brasileiras estão baseadas nas regras internacionais, para que fique padronizada a atividade contábil brasileiro. Desta forma, todos os profissionais podem compreender as informações contábeis das empresas, o que contribui para a expansão de corporações multinacionais.
Mas você deve estar se perguntando como essas regras contribuem para o desenvolvimento de sua empresa.
Assim, ressaltamos que tais normas permitem que os negócios sejam operados com transparência, além de auxiliar na interpretação de qualquer profissional em qualquer país, o que pode influenciar diretamente quando existem investidores ao redor do mundo.
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) é uma autarquia criada pelo Decreto-Lei nº 9.295, de 27 de maio de 1946. Sua estrutura, organização e funcionamento são regulamentados pela Resolução CFC nº 1.370, de 8 de dezembro de 2011, e tem como objetivo normatizar e fiscalizar o exercício da profissão contábil.
Isso é feito através dos Conselhos Regionais de Contabilidade. Atualmente, são 518.591 profissionais contábeis ativos no país, além de 74.507 organizações contábeis em todo o país.
Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?
Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.
Por Samara Arruda
Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…
A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…
Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão
O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…
Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…