A EFD-Reinf (Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais) é um dos módulos do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). Ela foi criada para simplificar a vida de empresas e contadores, ajudando a unificar as obrigações acessórias e, assim, reduzir o tempo gasto com burocracia.
O principal objetivo da EFD-Reinf é complementar as informações enviadas pelo eSocial, focando em contribuições previdenciárias que não estão ligadas à folha de pagamento. Nela, são declaradas informações como:
Leia também:
A Receita Federal publicou a Nota Orientativa EFD-Reinf nº 01/2025 para esclarecer quais certificados digitais são aceitos para a assinatura e envio de informações da EFD-Reinf.
Essa atualização impacta pessoas físicas, jurídicas, órgãos da administração pública e empresas que passaram por processos de incorporação, fusão ou cisão total.
O objetivo da Receita Federal é padronizar o processo de envio e garantir mais segurança nos dados enviados ao Fisco. Por isso, todos os contribuintes que precisam entregar a EFD-Reinf devem seguir as novas regras.
A Nota esclarece quais certificados digitais são permitidos para a assinatura dos arquivos digitais da EFD-Reinf.
Para ter acesso à nota orientativa, clique aqui.
Curso Viver de Contabilidade:
Transforme seu conhecimento em resultado! Todos os procedimentos contábeis na prática que o mercado exige. Comece agora aqui!
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…