Super MEI / Imagem: Freepik editada por Jornal Contábil
Uma nova proposta em tramitação no Senado pode trazer uma mudança significativa para milhares de empreendedores. A ideia é criar uma nova categoria chama de Super MEI, que estaria no “meio” entre o MEI (Microempreendedor Individual) e a ME (Microempresa).
Após o anúncio da proposta, muitas pessoas ficaram com dúvidas sobre as mudanças previstas. Neste artigo, vamos esclarecer os principais pontos.
O Super MEI é uma proposta que busca acomodar os pequenos empresários que ultrapassam o limite atual de faturamento do MEI, mas que ainda não têm estrutura ou faturamento suficiente para migrar para a categoria de microempresa.
Essa transição hoje é um dos maiores desafios enfrentados pelos pequenos negócios, que acabam sofrendo com o aumento de impostos e burocracias.
MEI 360: O sistema do Jornal Contábil é ideal para revolucionar a gestão do seu negócio! Conheça Agora
A proposta visa maior “liberdade” de crescimento sem cair direto no regime de microempresa, que possui exigências mais complexas.
Principais pontos da proposta:
Muitos MEIs que crescem acabam sendo obrigados a mudar de categoria e, com isso, enfrentam mais impostos, obrigações acessórias e custos fixos. O Super MEI viria para suavizar essa transição, incentivando a formalização de negócios que operam “no limite” e evitando o abandono da formalidade.
Ainda não. O projeto está em análise no Congresso, mas já tem ampla aceitação política. A expectativa é que a nova categoria entre em vigor até o final de 2025, caso aprovada.
MEI 360: O sistema do Jornal Contábil é ideal para revolucionar a gestão do seu negócio! Conheça Agora
Leia mais sobre MEI aqui!
Novo sistema permite que mais de 16 milhões de microempreendedores definam seu plano de pagamento
A ferramenta consolida informações sobre o estoque de créditos tributários sob gestão da instituição
O governo anunciou que o Programa Reforma Casa Brasil entrará em vigor a partir do…
Os cassinos online cresceram num ritmo impressionante nos últimos anos — tanto no Brasil quanto…
As entidades sindicais com cadastro ativo no CNES não sofrerão nenhum impacto no seu registro…
A aprovação da Reforma Tributária no Brasil, com a transição para o Imposto sobre Valor…