O novo padrão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), começará a valer a partir de junho, conforme determina a resolução 886 publicada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Com a notícia de que a nova documentação entrará em vigor já no próximo mês, muitas pessoas estão em dúvida sobre o que muda de fato na nova documentação e se será necessário realizar a troca do atual modelo pelo novo.
Pensando nessas dúvidas que podem atingir milhares de motoristas, hoje explicaremos exatamente o que muda na nova CNH e se a troca do documento será ou não obrigatória.
A nova CNH terá um novo formato, que aproximará o documento ao padrão utilizado internacionalmente. A princípio as mudanças vão facilitar a vida de quem vai dirigir em outros países.
O documento será modernizado e trará mudanças significativas na segurança. O documento manterá o QR Code já disponível, além de ter dispositivos de segurança, como tinta especial fluorescente, além de itens visíveis apenas com luz ultravioleta.
As cores do documento também vão mudar, a CNH deixará de ter a cor predominante verde e terá também a cor amarela no documento.
Também haverá uma mudança para identificar se o documento do motorista é a Permissão para Dirigir que será evidenciada pela letra “P” e a carteira definitiva que será evidenciada pela letra “D”.
Por fim, uma das principais mudanças são as novas categorias de habilitação, que vão substituir os atuais formatos A, B, C e D. Segundo a resolução 886 publicada pelo Contran haverá mudanças na CNH sobre a classificação de veículos em 14 categorias.
A classificação foi baseada no modelo europeu em que são atribuídas diferentes classificações a condutores, condutores de cargas e de pessoas.
Todavia, ainda não foi definido como funcionarão essas “subcategorias”, a expectativa é que essa questão seja resolvida até o final do mês durante audiência pública do Conselho.
Não! Não será preciso que os motoristas troquem o atual modelo da CNH pelo novo padrão que entrará em vigor a partir de 1º de junho.
Isso porque a troca do documento será gradual, onde, os primeiros a receber o novo documento serão os novos habilitados, e também pessoas que estão tirando a segunda via do documento.
Os condutores que estão com o formato atual do documento, terão acesso à nova CNH apenas quando forem renovar o documento, sem qualquer necessidade de troca ou exigência do novo modelo.
Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…
A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…
Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão
O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…
Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…