Connect with us

Chamadas

Nova CNH: veja o que será preciso para obter o documento

Autor: Ana Luzia Rodrigues

Publicado em

Motoristas devem atentar na hora de trocar ou emitir a CNH. O modelo atualizado da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) começará a ser emitido a partir do dia 1° de junho. A nova CNH conta com várias mudanças e uma série de novos dispositivos. Dessa forma, os Departamentos Estaduais de Trânsito não expedirão mais o documento antigo.

Mas não é preciso se afobar e sair correndo para trocar o documento. A transição acontecerá de forma gradual, segundo o Contran. Quem for aprovado nos exames teórico e prático e aqueles que forem renovar a carteira de motorista já receberão a nova cédula. Para os condutores que ainda possuem a CNH dentro do prazo de validade, não será obrigatório fazer a troca agora. 

Quais as exigências para obter a nova CNH?

Apesar da alteração no design e algumas informações no documento, as exigências para conseguir a habilitação continuam as mesmas. Quem estiver interessado em obter a nova CNH precisa abrir o processo junto ao Detran do seu estado e realizar:

  • Exame médico de aptidão física;
  • Quadro com silhuetas de veículos que os motoristas estão habilitados a dirigir.
  • Exame psicológico;
  • Aulas teóricas, com duração de 45h total;
  • Prova teórica;
  • Mínimo de 20 aulas práticas;
  • Prova prática de direção.

Atualmente, está tramitando no Senado Federal um projeto de lei que prevê o fim da obrigatoriedade de autoescolas no processo para tirar a carteira de motorista. Caso o texto seja aprovado e sancionado, os alunos poderão realizar as aulas com instrutor particular credenciado ao Detran.

O que a nova CNH traz de novidades?

O documento atualizado deve se aproximar do padrão internacional, com identificação em português, inglês e francês. Além disso, passará a ser emitido nas cores verde e amarelo. 

A nova CNH também poderá ser expedida tanto de forma física como digital. Outras alterações são:

  • Informações médicas e profissionais;
  • Letra P para indicar que a permissão é Provisória ou D indicando Definitiva;
  • Dispositivos de segurança para evitar falsificações, como holograma, tinta que brilha no escuro e tinta que só pode ser vista com uso de luz ultravioleta.

O que não será alterado?

Mas algumas coisas só mudaram o design e o local como a assinatura e a foto 3×4 serão (juntas no mesmo lado do documento) e  o QR  Code no verso para acesso à versão digital da nova CNH.  Uma última informação é que a troca da CNH em nada interfere na validade da habilitação. A carteira de motorista continua com prazo de dez anos para condutores com idade inferior a 50 anos, cinco para os condutores de 50 a 69 anos e três anos para quem tem 70 anos ou mais.

Formada em jornalismo há mais de 30 anos, já passou por diversas redações dos jornais do interior onde ocupou cargos como repórter e editora-chefe. Também já foi assessora de imprensa da Câmara Municipal de Teresópolis. Atuante no Jornal Contábil desde 2021.

Mais lidas

@2025 - Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por Jornal Contábil