Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem ficar até o dia 31 de maio sem se preocupar com a obrigatoriedade da necessidade de realizar a prova de vida. De acordo com a Instrução Normativa publicada no Diário Oficial da União (DOU) a obrigatoriedade do exame volta apenas em junho.
O procedimento é obrigatório e acontece todos os anos para que os beneficiários do INSS não tenham seus benefícios bloqueados. No entanto, desde março de 2020 quando a pandemia da Covid-19 prejudicou a realização da prova de vida presencial o bloqueio dos benefícios estão suspensos.
O primeiro passo para os segurados do INSS é se atentarem as últimas notícias sobre a prova de vida para que não sejam prejudicados caso o INSS volte a cobrar o exame. Além disso, enquanto a prova de vida está suspensa desconfie de qualquer telefonema pedindo qualquer tipo de dado, mesmo que no telefonema sejam repassados alguns de seus dados pois se trata de golpe. Lembre-se, o INSS nunca entra em contato por telefone ou WhatsApp para tratar sobre a prova de vida.
Em caso de dúvidas use os canais de atendimento do INSS:
Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…
A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…
Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão
O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…
Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…