Chamadas
Nova lei de improbidade administrativa é aprovada no Senado
O Senado Federal aprovou o projeto de lei que altera a Lei de Improbidade Administrativa, que estabelece condutas e punições para servidores e agentes públicos que cometam crimes no exercício de suas funções. Como houve mudança e novas emendas no Senado, o projeto volta para Câmara dos Deputados para apreciação.
A lei atual já caracteriza o que é uma improbidade: atentar contra os princípios da administração pública; promover prejuízos aos cofres públicos; e enriquecer ilicitamente se valendo do cargo que ocupa. No entanto, o novo texto altera quase todos os artigos desta lei.
Uma das principais alterações – e a que mais recebeu críticas dos parlamentares e juristas – é a que modifica a condenação do agente público, que só poderá ocorrer se houver a comprovação de que houve a intenção de cometer a irregularidade. Com isso, mesmo que haja prejuízo aos cofres públicos, a maioria dos casos não poderão ser levados à Justiça, já que o critério passa a ser subjetivo.
Parlamentares que defendem a medida avaliam que, com a mudança, os gestores públicos terão mais segurança na tomada de decisões, principalmente nas pequenas cidades, onde o número de falhas administrativas é maior.
Ministério Público
Caberá exclusivamente ao Ministério Público a proposição de ações de improbidade. Atualmente, Estados, municípios e a União podem propor essas ações. Também estará a cargo do MP o encaminhamento de acordos entre as partes e, em alguns casos, até mesmo o não seguimento da acusação. Para que haja acordo é preciso que o acusado faça o ressarcimento do dano e que seja ouvido pelo órgão público que lesou.
O novo texto define, ainda, a prática de nepotismo como improbidade: nomear cônjuge, companheiro ou parente. Também aumenta o tempo da perda de direitos políticos dos acusados, de 10 para 14 anos. Fraudes em licitações e em concursos públicos também só se caracterizarão como improbidade se acarretarem prejuízos aos cofres públicos.
-
Reforma Tributária6 dias agoReforma Tributária: Locadores Precisarão Emitir Nota Fiscal Eletrônica para Aluguéis
-
Reforma Tributária3 dias agoReforma: Nota Técnica traz mudanças em relação a locação de imóveis na NFS-e
-
Contabilidade4 dias agoNovo módulo da Receita Federal muda regras para abertura de empresas a partir de dezembro
-
Imposto de Renda3 dias agoReceita paga HOJE lote de restituição do IR com mais de R$ 490 milhões
-
CLT4 dias agoQuais as consequências na recusa em cumprir aviso prévio?
-
Reforma Tributária4 dias agoO fim da guerra fiscal: por que o mapa competitivo das empresas vai mudar nos próximos anos
-
CLT3 dias agoMTE inicia a cobrança das empresas que não estão declarando ou recolhendo as prestações de empréstimo consignado
-
CLT4 dias agoDemissão e 13º salário: veja se você tem direito ao valor proporcional

Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.