Chamadas
Nova regra pode facilitar a concessão de crédito para micro e pequenas empresas
O Projeto de Lei (PL) 4054/20 pode mudar a maneira como é distribuído o crédito para as micro e pequenas empresas. De acordo com a PL os bancos que operam junto aos programas governamentais de crédito voltados ao combate dos efeitos na economia do novo coronavírus, devem direcionar os financiamentos conforme o porte da empresa beneficiária. A mudança diz trás reflexos positivos aos menores empreendedores, onde quanto menos empregados uma empresa tiver, maior será sua participação nas linhas de crédito. Confira os principais detalhes a seguir!
Mudança na distribuição de crédito
De acordo com a proposta do deputado Walter Alves (MDB-RN), no caso de microempreendedores individuais, produtores rurais, cooperativas e organizações da sociedade civil, será considerado o setor em que atuam. Confira à seguir os principais pontos para a distribuição de linhas de crédito, se o projeto de lei for aprovado:
De acordo com o deputado, a proposta busca corrigir uma distorção presente dos programas emergenciais de concessão de crédito criados durante a pandemia.
Ainda segundo o deputado Walter Alves, a proposta visa a correção de uma distorção que se torna presente nos programas sociais como os de concessão e liberação de crédito desenvolvidos durante o período de pandemia.
O deputado ainda informa que “Trata-se da ausência de diretrizes que assegurem o direcionamento de recursos a empresas de menor porte que, apesar de participarem de forma determinante para a formação do PIB [Produto Interno Bruto] nacional, não obtêm o apoio necessário para a manutenção de suas atividades”.
Através do Projeto de Lei fica proibido as instituições bancarias a operarem suas linhas oficiais voltadas à pandemia com o não cumprimento dos percentuais mínimos que devem ser direcionados aos setores. O Projeto de Lei 4054/20 segue em tramitação na Câmara dos Deputados.
-
Contabilidade4 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional4 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Simples Nacional1 dia ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Reforma Tributária4 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Negócios4 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Simples Nacional2 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
Contabilidade3 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
CLT3 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep