Categories: ChamadasINSS

Novas regras de empréstimo consignado começam a valer hoje

As regras para contratação de empréstimo consignado destinado aos aposentados e pensionistas do INSS mudaram. As mudanças aprovadas pelo Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) começam a valer hoje, 27 de julho.

As regras terão duração durante todo o período de calamidade pública causado pela pandemia do novo coronavírus que se estenderá até o dia 31 de dezembro. A regulamentação foi publicada na última quinta-feira (23) no Diário Oficial da União.

O que é o consignado?

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito financeiro descontado diretamente na folha de pagamento de benefícios dos aposentados e pensionistas do INSS. Pela garantia do desconto direto em folha, é disponibilizado uma menor taxa de juros. Entretanto, mesmo que as condições sejam atrativas é necessário muito cuidado para não cair no endividamento.

Conheça agora quais são as novas condições do consignado.

Desbloqueio com menor prazo

Antes da mudança o prazo para desbloqueio da concessão do benefício era de 90 dias, com a mudança a concessão será em 30 dias.

O desbloqueio acontecerá através de uma pré-autorização realizada pela internet, por meio de envio de documento de identidade do seguro e também de um termo de autorização digitalizado.

Desconto da primeira parcela

Agora existe m tempo de carência para desconto da primeira parcela. As entidades de previdência complementar e instituições financeiras poderão ofertar o prazo de carência para como do desconto da primeira parcela do benefício previdenciário, a contar do início do contrato, para o pagamento de empréstimos nas modalidades consignado e retenção, no prazo máximo de até 90 dias.

Limite para operações com cartão de crédito é ampliado

A norma também permite que o limite máximo concedido no cartão de crédito para o pagamento de despesas contraídas com a finalidade de compras e saques passe de 1,4 para 1,6 vez o valor mensal do benefício (isso significa que para cada R$ 1.000 de valor de benefício o segurado poderá realizar operações de até R$ 1.600). Esse limite, ao contrário das outras duas medidas, terá vigência permanente.

Como contratar um empréstimo consignado?

Confira 10 orientações que você precisa seguir antes de contratar um empréstimo consignado:

  1. Conferir se a instituição financeira tem autorização do Banco Central para funcionar e também se tem convênio com sua fonte pagadora. Para aposentados e pensionistas do INSS, por exemplo, é preciso verificar se a instituição têm convênio com o INSS;
  2. Tenha em mente que a operação representa adquirição de dívidas que podem afetar a administração da renda pessoal e familiar futura, por causa do comprometimento mensal dos benefícios com o pagamento do empréstimo;
  3. Sempre pesquise e compare as taxas de juros e condições oferecidas entre as instituições;
  4. Não faça adiantamento ou pagamento para conseguir o empréstimo;
  5. Não assine um contrato ou uma proposta de contrato em branco;
  6. Não aceite propostas de intermediação de pessoas que prometem acelerar o crédito;
  7. Não entregue o cartão magnético ou senha da conta para terceiros.
  8. Observe sempre as taxas de juros aplicadas pelas instituições financeiras. Preste atenção ao custo total do empréstimo considerando as taxas e juros, e não apenas o valor que será emprestado.
  9. A aprovação do empréstimo depende dos critérios do banco.
  10. Alertamos que os aposentados e pensionistas não devem repassar dados pessoais, caso alguém os solicite em sua residência, por telefone ou em vias públicas, com promessa de acelerar a liberação de empréstimos.

Cuidado

O INSS nunca entra em contato com o beneficiário por telefone para solicitar informações pessoais nem passa estas informações às instituições financeiras. Por isso, nunca forneça o número do seu benefício e nem confirme dados por telefone ou mensagem eletrônica (SMS, WhatsApp), mesmo que a pessoa se apresente como funcionário ou representante do banco.

Denuncie qualquer ligação ou mensagem enviada por um banco ou financeira. Registre a reclamação no Portal do Consumidor consumidor.gov.br.

A melhor forma de obter um empréstimo é procurar diretamente a instituição financeira de sua preferência. Considerando que a decisão de contratar empréstimo pessoal e cartão de crédito é do beneficiário, o INSS não oferece crédito e não indica instituições financeiras. Apenas realiza os descontos contratados com a instituição financeira no valor do benefício.

loureiro

Recent Posts

INSS dá início aos pagamentos de benefícios de outubro. Confira!

Cronograma do INSS para outubro de 2025 organiza pagamentos de benefícios pela numeração final

8 horas ago

RAIS e eSocial: sua empresa está em dia?

A principal mudança nos últimos anos tem sido a substituição da RAIS pelo eSocial

8 horas ago

O que Muda para as Criptomoedas em 2026 com a Reforma Tributária?

O mercado de criptoativos, que floresceu por anos em um regime tributário que beneficiava o…

9 horas ago

A tributação de dividendos remetidos ao exterior: o que muda com o novo projeto de lei

Por Sérgio Brotto, CEO da Dascam Corretora de Câmbio Com a aprovação, pela Câmara dos…

9 horas ago

Projeto de lei na Câmara pode derrubar a “Taxa das Blusinhas”

Saiba o futuro das compras em plataformas internacionais Shoppe, Temu, Shein e AliExpress

9 horas ago

Influenciador com 15 milhões de seguidores é preso por lavagem de dinheiro com criptomoedas e apostas

A prisão do influenciador Bruno Alexssander Souza Silva, conhecido como Buzeira, com 15 milhões de…

10 horas ago