Teses TST / imagem: Freepik
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) aprovou nesta semana 69 novas teses vinculantes que passam a orientar de forma obrigatória todos os tribunais e juízes trabalhistas do país. A medida eleva para 302 o número total de teses em vigor e deve trazer impacto imediato para empresas e trabalhadores em áreas sensíveis, como folha de pagamento, benefícios, horas extras e indenizações.
Para a advogada Silvia Rebello Monteiro, sócia da área trabalhista do Urbano Vitalino Advogados, o movimento do TST não se limita a reafirmar posições já conhecidas: “Das 69 teses, 58 reafirmam súmulas e jurisprudência já consolidadas. O destaque, porém, está nas 11 inéditas, que trazem novas obrigações e responsabilidades para empregadores e empregados.”
Ela destaca que essas decisões reforçam a importância de controles internos mais rigorosos e de uma postura proativa das empresas diante da Justiça do Trabalho. “Essas novidades moldam a prática trabalhista, exigindo das empresas não apenas conformidade legal, mas também gestão processual estratégica. Em um cenário de 69 teses vinculantes, são as 11 inéditas que realmente redefinem os cuidados necessários para reduzir riscos e prevenir litígios.”
Fundado há 87 anos, o Urbano Vitalino é o maior escritório full service do Brasil, com mais de 1.800 colaboradores, dos quais 800 advogados. Atua em 13 capitais brasileiras e em diversos países, assessorando clientes como Bradesco, Itaú, Caixa, Santander, Gerdau, Votorantim, Enel, Vivo, Heineken, Carrefour, Casas Bahia, Totvs e Amil.
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…